Conselho de Desenvolvimento de Cianorte planeja ações

codesc

Reativado em novembro de 2015, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Cianorte – CODESC, vem trabalhando desde então na organização de seus documentos norteadores; para que, já em 2017, inicie suas ações previstas no Planejamento Estratégico, concluído na última terça-feira (21), quando também foi eleito o professor Marcelo Rodrigues, como presidente do CODESC.

O Planejamento do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Cianorte, orientado pela Consultora do Sebrae, Sirmey Amaral, construído com a participação de representantes da sociedade civil organizada, junto com a Associação Comercial e Empresarial de Cianorte, prevê ações de sensibilização e divulgação de sua Visão de Futuro: ‘Ser reconhecido como essencial para o desenvolvimento de Cianorte e região’, além do cumprimento de sua Missão: ‘Contribuir como sociedade organizada, propondo ações para o desenvolvimento com sustentabilidade e qualidade de vida, a fim de garantir o futuro da nossa cidade e da nossa região’.

De acordo com Sirmey Amaral, um dos pontos fortes do Conselho, que deve ser enfatizado, é a manifestação apartidária, já que as propostas do grupo deverão ser pensadas para além das gestões municipais, com foco em manter, aprimorar e fomentar ainda mais o desenvolvimento de Cianorte e região. “O objetivo do CODESC é pensar a longo prazo. Não se deve ficar preso a questões pontuais de curto prazo. Para estas questões já existem outros órgãos no município que executam esse trabalho”, esclareceu a Consultora.

Além do Planejamento Estratégico, também foram definidas as prioridades do Conselho, que de início, terá ações com ênfase nas Câmaras Técnicas nas áreas de segurança, educação, indústria, agronegócio, saúde e comércio. Os representantes das câmaras já foram indicados entre os presentes e em uma próxima reunião serão confirmados em votação por aclamação, nos mesmos moldes da eleição da diretoria geral do CODESC, eleita no último 21 de março, que escolheu entre seus membros, para Presidente: o Professor e Coordenador do Curso de Administração da Universidade Paranaense – Unipar, Marcelo Rodrigues; para Vice-presidente: o Professor e Diretor do Campus de Cianorte, da Universidade Estadual de Maringá – UEM, Alessandro Santos da Rocha e a para Secretária do Conselho: Ilza R. de Moraes, da Reghini Assessoria. As reuniões do CODESC acontecem quinzenalmente, na ACIC.

O QUE É – Na década de 90, o CODESC reuniu um grande número de entidades de classe e clubes de serviço, 26 no total, com o objetivo de ser porta-voz dos anseios da sociedade cianortense. Por meio de fóruns de debates passou a auxiliar o município a estabelecer prioridades, promovendo iniciativas de interesse comum para o seu desenvolvimento. Outro objetivo, foi exercer ação política junto aos poderes Municipal, Estadual e Federal, visando atender os anseios da comunidade.  Em 1999, pela Lei 2.010/99, o CODESC foi declarado de utilidade pública.

Entre as conquistas do CODESC na década de 90, quando o Conselho teve maior participação junto à sociedade cianortense, está a autorização conseguida junto ao Ministério de Orçamento da União, por meio da Secretaria de Patrimônio da União, a cessão de uso dos Armazéns do IBC, localizado no Parque Industrial de Cianorte para a implantação do Centro Industrial, resultado de esforço conjunto com a prefeitura do município.

Texto e foto: Assessoria ACIC

Compartilhe: