Conselho da Comunidade é reativado em Cianorte

juiza-flavia01O Conselho da Comunidade de Cianorte foi reativado e tem feito reuniões ocasionais para tratar de assuntos como a ressocialização de presos. O Conselho da Comunidade é um órgão obrigatório nas comarcas. Porém, estava desativado há aproximadamente oito anos em Cianorte. A reativação foi uma iniciativa da juíza da Vara Criminal, Flávia Braga de Castro Alves (foto), e conta com a participação de voluntários de diferentes segmentos sociais. “Ninguém quer saber, mas os presos existem”, comentou a juíza. “Temos que fazer alguma coisa para melhorar essa situação”.

A preocupação é porque os detentos saem nos benefícios de regime e acabam não tendo atividades fora da prisão. O que leva para novos crimes. Criar uma agenda de eventos e possibilidades de cursos e empregos não só evita a volta para a criminalidade, como prepara o detento para quando cumprir sua pena e ganhar a liberdade definitivamente.

Com isso, há projetos como “Novo amanhecer” com palestras dadas por convidados de diferentes segmentos da sociedade. Incluindo de outras cidades. Hoje terá palestras no Fórum às 8h e às 13h, com a participação de aproximadamente 200 condenados que cumprem pena em regime aberto e semiaberto.

Os de regime aberto assistem a palestra, assinam um termo e vão embora. Já os de regime semiaberto também prestam serviços comunitários. Para isso, é importante a parceria com instituições da cidade. Como albergue, entidades assistenciais, entre outros.

A juíza Flávia Braga comenta que costuma conversar com os presos após as palestras e é bem comum histórias de pessoas que querem voltar a fazer parte da sociedade, querem retornar ao convívio familiar. Mas precisam de ajuda para isso. Ela também consegue encaminhamentos caso o detento precise de internação para tratamento contra drogas, por exemplo.

PROJETOS – Há outros projetos em andamento com foco nos presos da cadeia da delegacia de Polícia Civil de Cianorte como leitura, crochê, alfabetização, entre outros.

A juíza Flávia Braga é responsável pelas comarcas de Cianorte, Jussara, São Tomé, Indianópolis, Japurá, São Manoel do Paraná e os distritos de Vidigal e São Lourenço, abrangendo uma população de aproximadamente 120 mil pessoas. O presidente do Conselho da Comunidade é François Dantas. O conselho retomou as reuniões em fevereiro e agora está finalizando a parte burocrática como estatuto e documentações.

Os interessados em colaborar no Conselho da Comunidade podem entrar em contato pelo telefone (44) 3629-2703 ou ir diretamente até a vara Criminal, no Fórum de Cianorte, que fica na avenida Brasil, próximo da prefeitura.

Texto e foto: Andye Iore

Compartilhe: