Consec mapeia câmeras de vídeos de residências

soldadosO Conselho de Segurança de Cianorte (Consec) entrou na terceira etapa do projeto “De olho no crime”. Agora o foco está nas câmeras de segurança instaladas nas residências. O Consec faz um mapeamento das casas nos bairros e no centro que possuem o sistema de monitoramento para cadastrar no site do projeto. Com isso, aumentará a opção de consultas de imagens em caso de crimes, somando com as câmeras do comércio que já foram cadastradas anteriormente.

Isso facilitará a identificação dos criminosos, bem como inibirá a ação dos meliantes. O cadastro é sigiloso e as informações e acesso serão somente pelas policiais Civil e Militar e com autorização dos proprietários.

Até agora o projeto já cadastrou 490 câmeras na cidade, sendo 95% comerciais. “As polícias já usam esse mapeamento em seu trabalho de inteligência”, anunciou o presidente do Consec, Roni de Godois. O conselho também tem ajudado o trabalho de prevenção e de segurança doando equipamentos – como detector de metais e monitoramento em vídeo – e estudando outras situações, como a instalação de um bloqueador de sinal telefônico na cadeia.

RONDAS – O reforço na segurança conta também com os 39 alunos soldados que fazem o curso da Polícia Militar em Cianorte. Eles também participam do projeto “De olho no crime”, fazendo os cadastros.

E ontem (22) começou a atividade prática do curso com o policiamento nas ruas da cidade (foto). Os soldados andaram pelo centro em rondas, abordando suspeitos e checando informações de placas de veículos. “Esse trabalho nas ruas será mais frequente a partir da próxima semana até que eles sejam integrados ao efetivo após a formação do curso”, comentou o capitão da PM, Claudio Silva.

CADASTRO – Para cadastrar a câmera de sua residência no projeto “De olho no crime” entre em contato com o Consec pelos telefones 3018-4348 ou 8811-8912. Poderá também enviar uma mensagem de whatsapp e email para contato@consec.org.br . O sistema pede as seguintes informações: nome, endereço, bairro, CEP, telefone/celular, email e se a câmera é interna e/ou externa.

Texto: Andye Iore / Foto: 5ª CIPM

Compartilhe: