Consec aprova construção de Delegacia Cidadã em Cianorte

delegacia

Os membros do Conselho de Segurança de Cianorte (Consec) estiveram reunidos, na manhã de ontem (10), para realizar uma consulta pública relativa a construção da Delegacia Cidadã em Cianorte. A ação atende o um pedido do Setor de Arquitetura e Engenharia da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SESP).

Iniciando a reunião o Presidente do Consec Roni de Godois ressaltou que a consulta pública seria uma forma de acelerar o processo de implantação da Delegacia Cidadã em Cianorte. “Recebemos um email do 2º Tenente do Quadro de Oficiais Bombeiros Militar David Clistenes Furoni, do setor de arquitetura e engenharia da SESP, solicitando a realização desta consulta pública a fim de saber se a comunidade é a favor ou não na implantação da Delegacia Cidadã no município para dar andamento ao processo licitatório do projeto.”, ressaltou.

A solicitação foi feita ao Consec, pois como a entidade atua de forma comunitária, o conselho acaba representando toda a comunidade nos assuntos relativos a área de segurança. Entre as ações tomadas para a realização desta consulta pública, o Consec entrou em contato com a Prefeitura de Cianorte para saber se o terreno doado para a construção da Delegacia Cidadã, localizado no cruzamento das Avenidas Maranhão e Rio Branco, onde hoje funciona a garagem dos ônibus escolares, estava em área apropriada, respeitando o zoneamento urbano, bem como se todos os documentos necessários para a realização do projeto estavam em acordo com a lei.

Durante a reunião Roni repassou aos presentes um documento apresentado pela Prefeitura esclarecendo que “de acordo com a Lei nº 2747/2006 – na tabela do Anexo I e bem como na seção III no art. 08”, é permitida a construção de delegacia sem cela no local. E isto se enquadra no projeto da Delegacia Cidadã que abrigará somente a estrutura administrativa da Polícia Civil.

O Delegado Chefe da 21ª Subdivisão de Polícia Civil de Cianorte, Dr. Italo Sega, também participou da reunião e falou da importância da Delegacia Cidadã para o município. “Através da Delegacia Cidadã poderemos prestar um melhor atendimento e garantir mais segurança para a população já que nela funcionará a parte administrativa enquanto que a carceragem ficará onde hoje funciona a delegacia.”, apontou.

Na ocasião, Dr. Italo também destacou que o local destinado para a construção é ideal já que oferecerá uma boa acessibilidade à população. “Teremos a delegacia num ponto de fácil acesso para qualquer pessoa, alem de termos um local adequado para atender todas as nossas necessidades na área administrativa.”, afirmou.

Ao final da reunião os membros do Consec emitiram parecer favorável para a construção da delegacia cidadã, sendo que a consulta pública será encaminhada ao Setor de Arquitetura e Engenharia da SESP para ser anexado ao processo licitatório.

PARCERIA – A implantação da Delegacia Cidadã em Cianorte tem sido solicitada junto ao governo do estado pelo deputado Jonas Guimarães e o prefeito Bongiorno, através de várias reuniões com o governador Beto Richa e também na Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária.

A delegacia cidadã é um dos elementos mais importantes, dentro da série de ações que integram o programa Paraná Seguro, e se caracteriza por um conceito de serviço humanizado. O projeto prevê um prédio arrojado e mais aconchegante do que as delegacias convencionais, onde funcionarão o Instituto de Criminalística, Instituto de Identificação, Defensoria Pública, investigação, dentre outros serviços de responsabilidade da Polícia Civil.

O projeto da edificação contar com dois pisos. No térreo estarão as salas de atendimento ao público, plantão, investigação, cartório e defensoria pública. No andar superior, a estrutura abrigará as salas de delegados, de reuniões, chefia e demais departamentos administrativos.

A estrutura de acesso à delegacia também contará com piso tátil alerta e dimensional para pessoas com deficiência visual ou baixa visão, garantindo a acessibilidade de todos.

Texto e foto: Juliano Secolo/Folha de Cianorte

Compartilhe: