Confira os principais requerimentos e indicações dos vereadores nesta semana

Ao todo, na última sessão ordinária, realizada na última segunda-feira, 09 de dezembro, foram apresentados: 21Requerimentos, 9 Indicações, 2 Moções e 1 Projeto de Lei.

AUTORIA CONJUNTA

Através da moção de apoio 1/2019, eles solicitam ao presidente Jair Messias Bolsonaro, a manutenção da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos como empresa pública, assim como a suspensão dos estudos que objetivam viabilizar sua privatização, até que seja promovido um efetivo e qualificado debate com participação de representantes dos municípios afetados, promovendo o conhecimento dos efeitos desta medida em suas cidades (Dirceu). Já através da moção de repúdio 2/2019, os parlamentares solicitam à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a revisão da Resolução Normativa nº 482/2012, em especial, quanto às modificações do Sistema de Compensação da Energia Elétrica advinda de mini e micro geração distribuída, que visam alterar a valoração dos créditos de energia elétrica gerada e injetada na rede elétrica por consumidor cativo (Silvio). E nos requerimentos 835 e 842, os vereadores registram o Voto de Parabéns, respectivamente, ao cidadão Anderson Marcos Luchetti, pelo comparecimento em diversas sessões ordinárias realizadas pela Câmara em 2019, dando exemplo de cidadania (Dadá); bem como às atletas, ao técnico Cleverson Santana e a toda a equipe do Cianorte Futsal Feminino – extensivo à Secretaria Municipal de Esportes – pelo título de Campeão da Libertadores de Futsal Feminino 2019 – Conmebol, conquistado no último domingo, 8, em final disputada em Balneário Camboriú/SC contra o Independiente, da Colômbia, pelo placar de 2 a 0 (Marcia).

ADAILSON CARLOS IGNÁCIO DA COSTA – DADÁ (PROS)

O parlamentar – através do requerimento 851 – solicita ao Instituto das Águas, que informe se foi realizado visita técnica para averiguação da erosão existente na Estrada da Bica e quais as conclusões dos estudos realizados. Já na indicação 731, ele sugere à Secretaria de Serviços Públicos, a melhoria e a inclusão de caixas de contenção de enxurradas na Estrada Castro Alves, trecho compreendido entre a Capela Nossa Senhora das Dores e a pista de motocross localizada aos fundos da Fábrica de Baterias Júpiter.

DIRCEU SILVEIRA MANFRINATO (AVANTE)

No requerimento 828, o vereador solicita ao Executivo Municipal, que encaminhe a cópia dos contratos firmados entre o Governo Federal e o município referentes à cessão dos armazéns do IBC na cidade. Já na indicação 730 – de autoria conjunta com os vereadores João Alexandre Teixeira (Republicanos), Natal Artieri Fagnani – Natal Reis (Cidadania) e Victor Hugo Davanço (Rede) – sugere ao Executivo Municipal, a disponibilização do Centro de Eventos Carlos Yoshito Mori, a fim de abrigar a Feira do Produtor Rural durante o tempo de reforma da Praça Itamar Orlando Soares. E na indicação 732, o parlamentar sugere à Secretaria de Serviços Públicos, a limpeza da boca-de-lobo na Rua Paranapanema, esquina da Fluvimar.

JOÃO ALEXANDRE TEIXEIRA (REPUBLICANOS)

Através do requerimento 846, o parlamentar registra Voto de Parabéns à Paróquia Sagrada Família – na pessoa do pároco padre Carlos Gomes e equipe – pelo sucesso do show de prêmios, em prol da reforma da Igreja Matriz – realizado no último dia 8 de dezembro. E no requerimento 847, ele solicita ao comandante da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar (5ª CIPM), major Elisvaldo Balbino dos Santos, que informe se está sendo fiscalizado os sons propagados pela carreta de Natal, assim como se estão dentro dos limites de decibéis permitidos.

JOSÉ APARECIDO DA SILVA – ZEZÃO (DEM)

Nos requerimentos 838 e 839, o parlamentar solicita à Secretaria Municipal de Educação e Cultura, respectivamente, que informe quais as atividades junto às Escolas e os CMEI’s da rede pública municipal, a fim de prevenir e orientar a diabete infantil na cidade e nos distritos; bem como informe a periodicidade que são realizadas as manutenções nos extintores e sistema de prevenção de incêndio das escolas e creches municipais e se aos profissionais que trabalham nos estabelecimentos de ensino, é realizado treinamento no sentido de orientá-los como proceder em caso de incêndio. Já no requerimento 845, o vereador sugere à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que informe se o órgão tem recebido relatos de proliferação de pragas na Zona Urbana de Cianorte e, em caso positivo, informar o bairro; bem como qual a periodicidade na execução dos serviços de dedetização e desratificação nos bueiros de Cianorte e dos Distritos de São Lourenço e Vidigal. E na indicação 735, ele sugere à Secretaria Municipal de Esporte, a contratação de segurança para o Ginásio de Esportes José Guimarães, no Jardim Vitória.

NATAL ARTIERI FAGNANI – NATAL REIS (CIDADANIA)

No requerimento 836, o vereador solicita à Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), a informação sobre o porquê a concessionária não cumpre o prazo de dois a sete dias úteis – estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) – para a realização de ligações de energia nas unidades consumidoras quando da instalação do sistema fotovoltaico. E na indicação 733, ele sugere à Diretoria de Trânsito, a demarcação de faixas na altura do portão da empresa localizada na Avenida Rio Branco, 250.

SERGIO MENDES DE ALMEIDA – MENDES (PSB)

O vereador – na indicação 739 – sugere à Diretoria de Trânsito, a revitalização de faixas de pedestres na Avenida América, na altura das instalações provisórias da Feira do Produtor.

SILVIO FERNANDES – SILVIO DO PÁTIO (MDB)

Através do requerimento 843, o vereador registra Voto de Parabéns à TV Live Interativa – na pessoa do narrador Renison Costa e equipe – pela transmissão da Copa Libertadores da América de Futsal Feminino 2019, realizada de 1ª a 9 de dezembro em Balneário Camboriú/SC. E no requerimento 829, ele solicita à Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), a melhora no atendimento telefônico no escritório da empresa e no aterro sanitário, bem como seja divulgado outros números de telefone, se existentes além do 0800, ou instalando novos números.

VICTOR HUGO DAVANÇO (REDE)

Autor do Projeto de Lei 82/2019-A, o qual concede o Título de Cidadão Benemérito de Cianorte ao atleta José Estevão Perruti, pelos trinta anos de dedicação ao atletismo amador e por ter representado com destaque a cidade em todo território nacional.Através do requerimento 849, o parlamentar registra Voto de Parabéns ao atleta Paulo Henrique Romualdo Ferreira – pela conquista de três medalhas no Jogos Sul-Americanos Escolares – assim como à técnica Tamires Santos, coordenadora do Projeto Geração Atletismo. Já no requerimento 848, ele solicita ao Executivo Municipal, que informe a programação para manutenção e revitalização do Parque Infantil existente na Praça José Sebastião Pereira “Rolete”, no Jardim Asa Branca, conforme sugestões anteriores e qual o prazo. E na indicação 736, o vereador sugere à Secretaria Municipal de Esportes, o oferecimento de escolinhas esportivas com aulas de Rugby para crianças – em contraturno escolar e em parceria junto às Universidades – no Campo de Rugby Michele Patrícia Rossi Velasco, situado na Praça Olímpica Marcos Danilo Padilha.

SERVIÇO

Facebook: Câmara Municipal de Cianorte

Youtube: Câmara Cianorte

Acesse as proposições dos vereadores no site: www.camaracianorte.pr.gov.br, na aba Legislativo > Processo Legislativo

Fonte: Diego Fernando Laska – Assessoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Cianorte

Compartilhe: