Confira os principais requerimentos e indicações dos vereadores nesta semana

Na noite da última segunda-feira (21) durante a última sessão ordinária da Câmara Municipal de Cianorte, foram apresentados e aprovados pelos vereadores: 30 Requerimentos e 18 Indicações.

AUTORIA CONJUNTA – TODOS OS VEREADORES

Através do requerimento 703, os vereadores convidam o presidente do Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (Ciuenp), Almir de Almeida, a ocupar a tribuna livre na sessão ordinária de 04 de novembro, às 19h, a fim de discorrer sobre os serviços referentes ao Samu 192 (Santina). Já nos requerimentos 704 e 706, os parlamentares solicitam, respectivamente, ao deputado estadual Jonas Guimarães e o secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Gebrim Preto (Beto Preto), gestões junto aos órgãos competentes, a fim da instalação de uma central de Regulação do Samu em Cianorte (Santina). E no requerimento 700, eles registram Voto de Louvor à Ordem dos Advogados do Brasil – OAB subseção de Cianorte, pelos 30 anos de atuação na cidade (Silvio).

ADAILSON CARLOS IGNÁCIO DA COSTA – DADÁ (PROS)

No requerimento 709, o vereador solicita à Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que informe para quando está prevista a substituição ou reforma do toldo instalado no prédio do CMEI Lucia Reschetti Cerqueira, no Jardim Universidade. Já na indicação 633, o parlamentar sugere à Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a execução de muro de contenção no CMEI Aidê Eugênio Biazzi, assim como a instalação de equipamentos de parque infantil no interior do mesmo. E nas indicações 641 e 642, ele sugere à Diretoria de Trânsito, respectivamente, a execução de lombada em ambas as vias da Avenida Genei Uehara, no cruzamento com a Rua Angelo Zanatta; e a mão única de direção na Rua Solimões, trecho compreendido entre a Avenida Piauí e a Rua Amélia Sornas Meneguetti.

DIRCEU SILVEIRA MANFRINATO (AVANTE)

O parlamentar – na indicação 635 – sugere à Diretoria de Trânsito, a execução de lombada na Avenida Maranhão esquina com a Rua Mourão.

JOÃO ALEXANDRE TEIXEIRA (SEM PARTIDO)

Através dos requerimentos 699 e 712, o vereador registra Votos de Parabéns, respectivamente, ao atleta Paulo Romualdo Ferreira e sua instrutora técnica Tamires Santos – do Projeto Geração Atletismo da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – o qual representará a Seleção Brasileira nos Jogos Sul-Americanos Escolares, que acontecerão em Assunção, no Paraguai, entre os dias 29 de novembro e 7 de dezembro de 2019; bem como à atleta Emily Vidal de Souza e instrutora citada acima do mesmo projeto, pelo convite para integrar a Seleção Paranaense no Campeonato Brasileiro Escolar, que será realizado em Blumenau, de 19 a 26 de novembro. Já no requerimento 691, o parlamentar solicita ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) – setor de biodiversidade – parecer sobre o Projeto de Lei Complementar 13/2019, que inclui no sistema viário as faixas de terra do lote C-80 a C-107 – da Gleba Patrimônio de Cianorte – com largura de 15 metros e área calculada de 1.248,42 m² ocupada pelo prolongamento da Estrada Lucas Jamber, em Cianorte. E no requerimento 692, ele solicita à Sanepar, que encaminhe parecer sobre a qualidade da água fornecida em Cianorte e região, especialmente, sobre a pesquisa realizada pelo Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano do Ministério da Saúde, que apontou 27 agrotóxicos na agua consumida em 10 cidades da região; bem como quais providências foram tomadas.

JOSÉ APARECIDO DA SILVA – ZEZÃO (DEM)

Nos requerimentos 715 a 718, o vereador solicita ao Executivo Municipal, a execução, respectivamente, de estacionamento de motos na Praça João XXIII, em frente ao Escritório da Sanepar; de calçada na esquina da Rua Santa Rita de Cassia com Avenida Coruja; de serviços de conservação, limpeza e instalação de um sistema de proteção em concreto ou madeira no abrigo existente na Praça das Saíras, na Zona 7; e de estacionamento de motos na Rua Monte Verde, em frente à Delegacia da Polícia Civil, todos conforme indicações anteriores. Já nas indicações 637 e 638, ele solicita à Diretoria de Trânsito, respectivamente, a execução de estacionamento no canteiro central da Avenida Mato Grosso, entre as Avenidas Piauí e Paraíba; bem como a instalação de placas de sinalização nas vias ao entorno da Praça São Francisco de Assis, na Zona 4 – na altura da Avenida Mato Grosso e Rua Londrina – indicando os sentidos de direção permitidos e proibidos.

MARCIA PEREIRA (PSD)

Através do requerimento711, a vereadora registra Votos de Parabéns aos médicos, pelo Dia do Médico, comemorado em 18 de outubro. Nos requerimentos 685 e 710 e na indicação 604, ela solicita e sugere, respectivamente, à Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que informe se está prevista a construção de nova escola municipal no Distrito de São Lourenço; a instalação de parque infantil em área pública localizada na Rua Alvino José da Silva – no Jardim Morada do Sol – ou em outro espaço público no referido bairro, conforme indicação anterior; e a construção de abrigo para usuários do transporte escolar no ponto de embarque e desembarque de alunos das Escolas Municipal Cecília Sato e Estadual Princesa Izabel. E nos requerimentos 701 e 719, a parlamentar solicita à Secretaria Municipal de Saúde, que informe, respectivamente, se está prevista a aquisição de um automóvel de serviço – tipo van – para transporte de pacientes do Distrito de Vidigal a Cianorte; e a elevação do número de consultas para clínico geral na UBS Atacilia Silva Martins, no Distrito de Vidigal, ambos conforme indicações anteriores.

SANTINA BUZO (MDB)

No requerimento 705, a parlamentar solicita ao deputado estadual Fernando Francischini, a apresentação de emenda ao Orçamento Estadual 2020, a fim de complementar recursos para adquirir uma ambulância avançada para atendimento aos casos de urgência e emergência de Cianorte e região.

SERGIO MENDES DE ALMEIDA – MENDES (PSB)

O vereador – na indicação 639 – sugere à Secretaria de Meio Ambiente, a realização de mutirão de limpeza às margens e leito do Córrego Coruja. E na indicação 647, o parlamentar sugere às Secretarias de Esporte e Lazer e de Administração, a execução de reparos ou substituição das traves dos gols do Ginásio de Esportes dos Seis Conjuntos, localizado na Avenida Coruja, assim como que sejam trocadas as luminárias queimadas na área externa do referido ginásio.

SILVIO FERNANDES – SILVIO DO PÁTIO (MDB)

Através dos requerimentos702 e 713, o vereador registra Votos de Parabéns, respectivamente, ao padre Carlos Antonio Gomes e comissão organizadora da Festa da Costelada, da Paróquia Sagrada Família – pelo sucesso do evento – realizado no dia 20 de outubro; bem como à Secretaria Municipal de Educação e Cultura – pelo Projeto Escola no Cinema – que consiste em levar as crianças da Rede Municipal de Ensino para assistir filme no Cine teatro Cianorte, em comemoração ao Dia das Crianças. Já no requerimento 708, o parlamentar solicita ao deputado estadual Jonas Guimarães gestão junto aos órgãos competentes, a fim da doação de matérias, por exemplo, vigas para reconstrução da ponte existente na Estrada Jaguaruba, na divisa de Cianorte e Araruna. E no requerimento 714, ele solicita ao governador do Estado do Paraná, Ratinho Júnior, a regulamentação da Lei Estadual 19.442/2018, de autoria dos deputados estaduais Jonas Guimarães, Felipe Franchischini, Nereu Moura, Tião Medeiros e Nelson Luersen.

VICTOR HUGO DAVANÇO (REDE)

No requerimento 722 e na indicação 646, o vereador solicita à Sanepar e encaminha sugestão de igual teor à Secretaria e Conselho Municipal de Meio Ambiente, a fim de que identifiquem possíveis ligações clandestinas de esgoto na Avenida Piauí, nas proximidades do Mercado Globo, e a adoção das medidas cabíveis para resolução do problema. Já no requerimento 723, o parlamentar solicita ao chefe do Núcleo Regional de Educação de Cianorte, Emerson Tolentino de Matos, que realize estudos e a elaboração de consulta popular sobre a possibilidade de incluir a cidade no Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. E no requerimento 724, ele solicita ao Executivo Municipal, que informe as ações desenvolvidas pela Defesa Civil em Cianorte, desde sua criação; qual o montante de recursos disponíveis no Fundo Municipal de Proteção e Defesa Civil; quantos e quais atendimentos foram prestados à população; e, em caso de necessidade, onde a população pode recorrer para ter acesso e auxílio da Defesa Civil.

SERVIÇO

Facebook: Câmara Municipal de Cianorte

Youtube: Câmara Cianorte

Acesse as proposições dos vereadores no site: www.camaracianorte.pr.gov.br, na aba Legislativo > Processo Legislativo

Fonte: Diego Fernando Laska – Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Cianorte

Compartilhe: