Confira os principais requerimentos e indicações dos vereadores nesta semana

AUTORIA CONJUNTA – TODOS OS VEREADORES

Através do requerimento 575, os vereadores registram Voto de Parabéns à Administração Municipal de Cianorte – especialmente à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e ao secretário Valter Digiorgio – pela inauguração do campo de grama sintética Luiz Carlos Cartapati, em solenidade realizada no último dia 05 de setembro.

ADAILSON CARLOS IGNÁCIO DA COSTA – DADÁ (PROS)

Autor do Substitutivo ao Projeto de Lei Complementar 010/2019-C, que acrescenta dois parágrafos ao artigo 166 da Lei Municipal nº 2.745/2006, o qual determina que o parecer do Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial deverá ser enviado à Câmara Municipal no prazo máximo de 15 dias, a contar da data do recebimento de sua solicitação e, em caso de descumprimento do prazo, fica dispensada a exigência do parecer para aprovação da Câmara de alteração de Classificação de Zoneamento de Uso e Ocupação do Solo. Através da indicação 554 – de autoria conjunta com os vereadores Silvio Fernandes – Silvio do Pátio (MDB) e Sergio Mendes de Almeida – Mendes (PSB) – sugere à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, o cercamento com alambrado da Praça Oscar José da Silva – no Conjunto Hilda Stevanato – assim como a revitalização do parque infantil nela instalado, conforme sugestões anteriores. O vereador – nas indicações 550 e 552 – sugere ao Executivo Municipal, respectivamente, o rebaixamento da iluminação pública das Avenidas Pernambuco e Sergipe; bem como que busque junto ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a doação de material fresado proveniente da recuperação asfáltica da PR-323, a fim de ser aplicada em 1 km da Estrada Alba, na inviabilidade de promover o asfaltamento da mesma com lama asfáltica; conteúdo igual é encaminhado ao DER Maringá, através do requerimento 573, de autoria conjunta com o vereador José Aparecido da Silva – Zezão (DEM).

DIRCEU SILVEIRA MANFRINATO (AVANTE)

Através da indicação 558 – de autoria conjunta com os vereadores João Alexandre Teixeira (PHS), Natal Artieri Fagnani – Natal Reis (Cidadania) e Victor Hugo Davanço (Rede) – sugere presidência da Câmara Municipal, que – nas sessões em que há visitas de alunos agendadas previamente pelas escolas – sejam efetuados convites para autoridades ou profissionais competentes para fazer uso da tribuna livre durante 15 minutos, a fim de falar sobre os malefícios das drogas.

JOÃO ALEXANDRE TEIXEIRA (PHS)

No requerimento 582, o vereador convida a secretária municipal de Assistência Social, Marlene Aparecida Benalia Bataglia, a ocupar a tribuna livre na sessão ordinária de 16 de setembro, às 19h, a fim de discorrer sobre o pregão eletrônico referente a contratação de empresa para o fornecimento de comidas e bebidas para a Secretaria. Já no requerimento 588, ele solicita à Secretaria Municipal de Saúde, que informe as ações programadas para o Outubro Rosa, se alguma atividade será desenvolvida, se aumenta o número de consultas e se é prestado atendimento diferenciado nas UBSs. E nas indicações 561 e 562, ele sugere à Diretoria de Trânsito, respectivamente, a instalação de placas indicativas nas entradas da cidade, orientando sobre a existência do sistema semafórico na cidade; bem como a instalação de bloqueadores para passagens de veículos entre a sede do Provopar e as novas vias da antiga Esplanada, especialmente, na entrada onde se encontram alguns banheiros desativados.

JOSÉ APARECIDO DA SILVA – ZEZÃO (DEM)

Autor do Projeto de Lei 054/2019-D, que denomina Ahmad Hadaya, o bosque I da Praça João XXIII. Bem como da indicação legislativa 011/2019, a qual sugere ao Executivo Municipal, o encaminhamento de projeto de lei, a fim de instituir o programa de incentivo à doação de fios de cabelos para pessoas em tratamento de câncer. Já no requerimento 580, o vereador solicita ao Executivo Municipal, se já foram realizados estudos para implantação urgente de cobertura com assento no ponto de ônibus localizado na Rua Alvino José da Silva, 378 – Residencial Morada do Sol III.

MARCIA PEREIRA (PSD)

Através do requerimento 577, a vereadora registra Votos de Parabéns à Associação dos produtores de Flores e Turismo Rural de Cianorte (Aflotur), pela 6ª Edição da Ciaflora – bem como pela organização do evento – realizada nos últimos dias 06, 07 e 08 de setembro, no Centro de Eventos Carlos Yoshito Mori. Já na indicação 527, ela sugere à Secretaria de Assistência Social, a implantação da horta comunitária no Residencial José Barboza – ao lado do salão comunitário Vitor Ceciliano – no Distrito de Vidigal.

NATAL ARTIERI FAGNANI – NATAL REIS (CIDADANIA)

O paramentar – no requerimento 574 – solicita ao Executivo Municipal, que informe se está prevista a revitalização da inscrição dos nomes das vias públicas nos postes da Copel, bem como informe os planos e previsões para melhoria da sinalização da identificação das ruas da cidade, inclusive, nos Distritos de São Lourenço e Vidigal.

SANTINA BUZO (MDB)

No requerimento 587, a vereadora solicita à Diretoria de Trânsito, que informe se foram realizados estudos na região da Zona 3, a fim da instalação de faixa de pedestres elevada, especialmente, no cruzamento da Avenida Pernambuco com as Ruas Solimões e Juruá.

SERGIO MENDES DE ALMEIDA – MENDES (PSB)

No requerimento 576 – de autoria conjunta com o vereador Silvio Fernandes – Silvio do Pátio (MDB) – solicita à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que informe se o projeto para nova iluminação na PR-323 – no trecho de entrada da cidade e portal – foi concluído, se não, em que situação se encontra e quando está prevista a execução. Já na indicação 557, ele sugere à Secretaria de Serviços Públicos, o reparo em alguns bancos quebrados na Praça João XXIII, próximos ao Parque Infantil Luiza Varella.

SILVIO FERNANDES – SILVIO DO PÁTIO (MDB)

Autor do Projetos de Lei 054/2019-E, que denomina Alipio Celestino da Silva, a praça situada na Avenida José da Silveira – no cruzamento com a Rua das Palmeiras – na Zona 6. Bem como do Projeto de Lei 58/2019, o qual proíbe a realização de queimadas em terrenos localizados no perímetro urbano da cidade; aos infratores, terão multa de R$ 500 e, em caso de reincidência, dobra-se o valor. Através do requerimento 578, o vereador registra Votos de Parabéns às professoras Franciely de França e Christiane Matos da Cruz – bem como às alunas do Colégio Estadual Primo Manfrinato – pela conquista do 1º lugar na Fase Regional dos 66º Jogos Escolares do Paraná “Bom de Bola”, realizada de 5 a 8 de setembro, em Japurá. Já no requerimento 583, ele solicita ao Executivo Municipal, que informe se está prevista a construção de quadra de futebol com grama sintética no Jardim Santa Mônica. E na indicação 555, o parlamentar sugere à Secretaria de Administração, a instalação de equipamentos infantis ao lado da Unidade Básica de Saúde, em construção, no Bairro Cianortinho.

VICTOR HUGO DAVANÇO (REDE)

No requerimento 584, o vereador solicita ao escritório Regional da Secretaria Estadual da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (Sejut) em Cianorte, que informe quais os motivos para os baixos graus de eficiência e atratividade da Agência do Trabalhador de Cianorte; bem como o planejamento desenvolvidos para reverter os números. Já no requerimento 585, ele solicita à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que informe se a cidade conta com uma brigada contra incêndio vinculada ao órgão, quais os trabalhos desenvolvidos e se existe pessoal e equipamentos para atuação no combate ao incêndio dentro do Parque Cinturão Verde. E na indicação 565, o parlamentar sugere ao Executivo Municipal, a construção de banheiros públicos adaptados para os ostomizados – pessoas submetidas à intervenção cirúrgica para construção no corpo de um caminho alternativo para eliminação de fezes e urina – ou então adaptados dos já existentes.

SERVIÇO

Facebook: Câmara Municipal de Cianorte

Youtube: Câmara Cianorte

Acesse as proposições dos vereadores no site: www.camaracianorte.pr.gov.br, na aba Legislativo > Processo Legislativo

Fonte: Diego Fernando Laska – Assessoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Cianorte

Compartilhe: