Conferência Municipal de Saúde discute a qualificação do serviço público

Mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade acerca do direito à saúde e em busca de melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS), com base na análise das prioridades locais. Estes são os principais objetivos da Conferência Municipal de Saúde de Cianorte realizada nessa quarta-feira (10), nas dependências do CEEP, e que reuniu representantes da população, líderes comunitários, profissionais e gestores públicos. A recepção dos participantes, pela manhã, contou com apresentações do CAPS e um momento de reflexão, orientado pelo padre Sérgio Carris. Já a abertura dos trabalhos foi efetuada pelas autoridades.

“Este encontro vem congregar o resultado das discussões das sete pré-conferências, realizadas nos bairros, durante fevereiro e março. Foram dois meses em que os gestores ficaram como ouvintes, recebendo as demandas e sugestões dos usuários da rede pública de saúde”, destacou o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcos Neres. “Agora, nossa missão é de discutir as melhorias que são necessárias e maneiras de viabilizá-las, para levarmos as propostas de nossa cidade à Conferência Estadual e, em seguida, à Nacional. Essa é uma tarefa muito importante e, por isso, agradecemos a participação de cada um”, completou a secretária municipal de Saúde, Michelly Viguiato Pricinotto.

O presidente do Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde (Cresems), José Lourenço Tormena, enfatizou a relevância de Cianorte para a região. “Para se ter ideia do significado deste evento para a formulação de diretrizes e políticas públicas, devemos lembrar que esta cidade é referência no atendimento em saúde para a população de 10 municípios menores”, disse. Nesse sentido, a secretária executiva do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Centro Noroeste do Paraná (Ciscenop), Andreia Fancelli, e a diretora da 13ª Regional de Saúde, Adriana Guimarães, apresentaram panoramas dos atendimentos que tem sede em Cianorte, como as consultas especializadas.

Também fizeram uso da palavra o presidente da Câmara Legislativa, Silvio do Pátio, acompanhado pelos vereadores Márcia Pereira e Mendes; e o vice-prefeito Beto Nabhan, que fizeram votos de um ótimo trabalho a todos, juntamente com a assessora parlamentar do deputado Zeca Dirceu, Susy Cardoso. Já o prefeito Bongiorno, discorreu sobre os investimentos que tem sido realizados na área e os projetos em andamento. “O município de Cianorte aplica 31% da receita resultante de impostos na saúde, um índice que é o dobro do mínimo exigido pela legislação, que é de 15%. Empenhamos esforços para manter uma grande estrutura à disposição da população, como a UPA, as 13 Unidades Básicas, o Ciscenop, entre outros órgãos. Somente neste primeiro trimestre, foram contratados 50 profissionais, entre eles, médicos generalistas, pediatras e psiquiatras”, salientou.

Sobre as perspectivas, Bongiorno anunciou o investimento em um “mutirão” para reduzir as filas de espera para especialidades como cardiologia clínica, endocrinologia, reumatologia e oftalmologia; a contratação do serviço de arquitetura e planejamento para elaboração do projeto de um hospital regional; a instalação da Clínica de Hemodiálise nas dependências reformadas do extinto PA; e a mudança da sede do Ciscenop para o antigo Hospital Menino Jesus. “São ações de magnitude e que já estão em andamento, ou seja, são concretas e a população poderá usufruí-las em breve”, concluiu o prefeito.

Em seguida, foi realizada a leitura e aprovação do Regimento Interno da 13ª Conferência Municipal de Saúde e houve uma palestra sobre o tema geral do evento “Democracia e saúde: saúde como direito – consolidação e financiamento do SUS”, ministrada pela especialista Marina Sidineia Ricardo Martins. Já o período da tarde foi dedicado aos trabalhos em torno da apresentação, discussão e aprovação das propostas, bem como posse dos membros do Conselho Municipal de Saúde. A fase estadual das discussões está marcada para junho, em Curitiba.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: