Conferência Municipal de Educação mobiliza comunidade cianortense

conferencia-educacaoProfissionais que atuam direta e indiretamente na educação de Cianorte, bem como pessoas da comunidade, participaram nessa terça-feira (21), no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP), da etapa municipal da Conferência Nacional de Educação (CONAE). O evento, cujo objetivo foi debater as políticas educacionais para os próximos anos,teve como tema a ‘Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica’.

Cerca de 100 pessoas acompanharam as atividades no decorrer do dia. Pela manhã, houve a leitura e a aprovação do regimento interno, leitura do relatório de acompanhamento do Fórum Municipal de Educação (FNE) e as exposições temáticas a respeito do Sistema Nacional de Educação e da lista de espera e central de vagas para o serviço de creche no município. Pela tarde, os presentes discutiram em gruposos oito eixos temáticos propostos e levaram as deliberações à plenária. Ainda foram eleitos os delegados que representarão as proposições do município nas conferências estadual e nacional, que acontecem em 2018.

“A participação de todos demonstra a preocupação e o envolvimento com o futuro da educação não só do nosso município, como também do nosso país”, agradeceu a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa, que na oportunidade representou o prefeito Bongiorno. “O fato de estarmos aqui hoje, fazendo algo concreto que pode mudar a realidade do ensino dos próximos anos, demonstra que estamos interessados em avançar ainda mais”, pontuou a chefe do Núcleo Regional de Educação, Yolanda Cristina Rodrigues Oliveira.

A assembleia ocorreu após os diversos debates realizados no Fórum Municipal de Educação e nos encontros do Conselho Municipal de Educação. “Foram oportunidades que todos nós tivemos de amadurecer e aprofundar muitas questõesque garantiram aos debates da Conferência um teor ainda mais completo e plural”, afirmou a presidente do FNE e assessora educacional do Ensino Fundamental, Eliane Lopes. “Alémdas questões que já vinham sendo debatidas,dessa vez conseguimos nos concentrar em discussões que englobam a educação como um todo”, completou o diretor do campus de Cianorte da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Alessandro Rocha.

A ocasião também foi prestigiada pelos vereadores Victor Hugo Davanço e Santina Buzo; pela assessora educacional da Educação Infantil, Valquíria Charles da Silva; pela presidente do Conselho Municipal de Educação de Cianorte, Melissa Santana Nestorio Pizzani; e pelo representante das autoridades religiosas, pelo diácono Márcio Henrique Lopes. (Texto e fotos :ASCOM PMC)

conferencia-educacao2

Compartilhe: