Conaje realiza o Feirão do Imposto em Cianorte

imposto

Você sabe quanto paga em impostos sobre produtos e serviços, e como esse recurso é aplicado? Foi para isso que nasceu, há 14 anos, o Feirão do Imposto! O Feirão do Imposto é uma iniciativa dos jovens empreendedores do Brasil, ligados a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) e tem o objetivo de informar a população, de forma transparente, sobre a carga tributária incidente sobre serviços e bens de consumo no país.

Em Cianorte, o evento está previsto para o dia 28 de maio. Além da instalação na recepção de entrada da sede da ACIC, da “mesa do imposto”, onde está disponibilizada uma lista de produtos e seus respectivos impostos incidentes, o Conselho do Jovem Empresário (Conaje), da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte (ACIC), está organizando a realização da “Corrida Contra a Corrupção – Chega de mão grande”.

A corrida terá trajeto de 5 km, e faz parte do Feirão do Imposto Nacional, que acontece no mês de maio em todo o país, organizado pela Conaje, e realizado em parceria com a FACIAP JOVEM e o Conaje CIANORTE. Estão previstas ainda para o mês de maio, palestras nos colégios de Cianorte em parceria com o Observatório Social e movimentação na Praça 26 de Julho, com exposição de um carro suspenso por um guincho, evidenciando o percentual de imposto pago, mais buzinaço.

O Feirão do Imposto nasceu em 2002, em Santa Catarina. Seu propósito de disseminar informação tributária de forma simplificada à população tornou a ação conhecida nacionalmente. Em 2012, conquistou a aprovação da Lei do Imposto na Nota (Lei 12.741/12), que obriga todos os estabelecimentos a incluírem nos documentos fiscais o percentual e o valor aproximado de impostos pagos.

Atualmente, o Feirão do Imposto acontece em 24 estados da federação, em mais de 100 cidades do Brasil. Neste ano de 2017, além de abordar a quantidade de tributos incidentes sobre produtos e serviços, o Feirão do Imposto tratará sobre aplicação dos recursos públicos, ou seja, como tem ocorrido o retorno destes tributos em prol da população. O tema da Campanha 2017, antecipa a reflexão: Chega de Mão Grande! Ação contra a corrupção e a favor da eficiência na gestão dos recursos públicos.

Texto e foto: Ascom ACIC

Compartilhe: