COMMA avalia Pequena Central Hidrelétrica em Cianorte

usina

A comissão técnica do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMMA) visitou no dia 26 de agosto, a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Cristalino Energia, localizada em Manoel Ribas (PR) – a 135 km de Cianorte.  O objetivo foi analisar os fatores resultantes da implantação do empreendimento no local, visto que uma empresa apresentou uma proposta de uma unidade de captação energética semelhante em Cianorte.

“Fomos até lá para analisar até que ponto vale a pena uma geradora como esta por aqui. Os fatores positivos que observamos foram a disponibilização de empregos, a geração de ICMS para a receita municipal e a segurança na alimentação energética da cidade,uma vez que  estamos localizados no final de linha da Copel. Em contrapartida, avaliamos todos os impactos ambientais que podem ser ocasionados”, relatou o presidente do COMMA, Guilherme Comar Schulz.

A autorização para a implantação da hidrelétrica, portanto, deverá passar por avaliações da comissão.  “Por enquanto fomos conhecer o método utilizado pela cidade e, baseado nas informações coletadas, o COMMA vai dar o parecer favorável ou desfavorável”, apontou Guilherme. Os cinco projetos apresentados pela empresa interessada em se instalar por aqui foram enviados para análise do grupo seguindo os padrões exigidos pela legislação. Caso seja aceita, a PCH deve ser instalada no Rio Ligeiro.

PCHs – As Pequenas Centrais Hidrelétricas são utilizadas, principalmente, em rios de pequeno e médio porte que possuam desníveis significativos durante seu percurso, gerando potência hidráulica suficiente para movimentar turbinas. Os benefícios, se comparados à uma geradora hidráulica de grande porte, são os menores impactos ambientais e a geração de energia descentralizada.

Da Redação / Foto: Divulgação

Compartilhe: