Começa revisão do Plano Diretor de Cianorte

plano diretor2

Engenheiros e arquitetos da Prefeitura de Cianorte se reuniram na última semana com representantes da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (FAUEL), que será a responsável pela revisão técnica do Plano Diretor do município. Eles debateram os prazos e as orientações necessárias para o cumprimento da determinação do Estatuto das Cidades que obriga, a cada dez anos, a verificação do documento orientador da política de desenvolvimento e da expansão urbana.

Como relatado no encontro, a primeira fase desse processo consistirá no levantamento de informações pela FAUEL, que contará com a contribuição direta de diferentes setores de atuação do município. Uma assembleia pública, no dia 27 de abril, sucederá a ação. “Todos os cianortenses estão convidados a participar desse momento importante de debate que buscará traçar as regras que regerão as políticas desenvolvimentistas do nosso município”, apontou o secretário municipal de Desenvolvimento, Nelson Magron Junior.

A revisão do Plano Diretor será composta, ainda, por outras análises técnicas feitas pela empresa, além de mais duas audiências públicas e uma conferência. Após essas etapas, o documento segue para a apreciação do Poder Legislativo. Todas elas contarão com o amparo da equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento, da equipe externa e do Conselho de Planejamento e Gestão Territorial. As datas dos debates públicos serão divulgadas posteriormente pela mídia.

PLANO – O Plano Diretor local é composto por diversas Leis, dentre elas a de Zoneamento de Uso e Ocupação do Solo, o Código de Posturas, Parcelamento e Anexação, Código de Obras e o Sistema Viário. “Embora esse documento tenha sofrido diversas alterações durante esses anos, de acordo com as demandas e necessidades da população, agora será algo mais profundo, que envolverá também um novo debate com representantes de entidades, de categorias, na Câmara de Vereadores e com a sociedade como um todo”, completa o secretário.

Texto e foto: Ascom Prefeitura de Cianorte

Compartilhe: