Colégio Helena Kolody inicia o Café Científico em sua formação continuada

Cafe Cientifico Terra BoaApós análise do Plano de Ação da Semana Pedagógica do Colégio Estadual Helena Kolody, localizado no município de Terra Boa, a equipe PAD identificou que uma das principais metas a serem atingidas é a constante intensificação da formação continuada; fato este que em conjunto com a gestão escolar, equipe pedagógica e professores decidiu-se iniciar a atividade denominada Café Científico que consiste em uma formação continuada informal na qual o principal objetivo é de realizar discussões sobre artigos científicos voltados para a relação entre a história das ciências e a educação.

O intuito da atividade é intensificar a argumentação científica dos educadores em todas as disciplinas, desta maneira compreendendo que todas as áreas disciplinares são ciências, e assim realizar o exercício de identificar conceitos relacionados a sua área de formação com as demais disciplinas, primando o exercício da interdisciplinaridade e concomitantemente contemplar o olhar do PROEMI – Programa de Ensino Médio Inovador quanto às atividades desenvolvidas neste ambiente educacional.
Esta atividade ocorrerá mensalmente, na qual foram divididas as disciplinas em dois grandes blocos, buscando facilitar a organização da Instituição de Ensino para a sistemática deste evento. Cada Café Científico terá um redator que realizará a função de escrever as discussões pertinentes apontadas por cada disciplina, e também será responsável por elaborar um texto que tenha como propósito evidenciar as principais características trabalhadas no contexto interdisciplinar. Posteriormente os professores irão desenvolver um trabalho com os alunos instigando-os também a intensificar a argumentação científica, elemento este que vem sendo apontado por teóricos no Ensino de Ciências, além de ser contemplado pela própria Diretrizes Curriculares Estaduais das disciplinas do estado do Paraná.
Partindo deste pressuposto, os grupos contarão também com um articulador que terá a função de, junto com os demais professores, selecionar o tema e o próximo texto de acordo com as necessidades e o contexto escolar para ser discutido nas próximas atividades do Café Científico, disponibilizando, assim, a todos para que haja tempo hábil para estudo, análise e apontamentos para a próxima discussão, com foco na qualidade.
Também será criado um e-mail coletivo, no qual todos os integrantes terão a oportunidade de receber os materiais destas discussões, socializar experiências e trazer indicações de textos complementares, criando um ambiente virtual de constante construção cognitiva coletiva.
O Café Científico mostrou-se como uma grande oportunidade para detectar lacunas que possam existir no processo de ensino e aprendizagem e assim promover ações que auxiliem a intensificar ainda mais a qualidade educacional do Colégio Helena Kolody, que já faz a diferença nas ações educacionais que se efetivam no decorrer desses anos enquanto espaço de construção cognitiva. (Assessoria Núcleo Regional de Cianorte)

Compartilhe: