Colégio Cianorte sedia a Gincana da Cidadania

gincana4

Aconteceu ontem (17) em Cianorte a 3ª. etapa do Programa Geração Atitude referente ao ano letivo de 2015. Participaram deste evento as Instituições de Ensino: Colégio Estadual Dom Bosco, Colégio Estadual Primo Manfrinato, Colégio Estadual Itacelina Bittencourt e Colégio Estadual Cianorte, Instituições estas que desenvolveram com excelência este programa em parceria com a SEED, NRE, ALEP, Assessoria da Juventude, Ministério Público e instituições parceiras.

Na primeira etapa deste evento 40 estudantes de cada uma destas Instituições de Ensino participaram da Gincana da Cidadania, através de um programa gravado que será posteriormente editado e exibido pela TV Assembleia. Nesta Gincana, foram desenvolvidas dinâmicas que testaram conhecimentos adquiridos pelos estudantes quanto ao guia do cidadão (Democracia, Política, Cidadania, Eleições, Voto Consciente, funcionamento do Ministério Público, dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo), assuntos sobre a política paranaense e sobre os hinos brasileiro, paranaense e municipal, trabalho este que foi desenvolvido em cada contexto escolar por meio de uma professor aplicador e com o apoio da equipe diretiva destas Instituições de Ensino.

Logo após, ocorreu o Papo Cidadão com a participação de autoridades do município de Cianorte, entre elas a Chefe do NRE – Professora Yolanda Cristina Rodrigues Oliveira, Prefeito do Município de Cianorte – Claudemir Romero Bongiorno, Presidente da Camara de Vereadores – Adailson Carlos Ignácio da Costa, Promotora Elaine Lopo Rodrigues e o Juiz Thiago Cavicchioli Dias do Ministério Público – Comarca de Cianorte. Na ocasião, 40 estudantes do Colégio Estadual Cianorte tiveram a oportunidade de interagir com as autoridades fazendo perguntas relacionadas às temáticas trabalhadas pelo Programa Geração Atitude.

O evento sinalizou um momento ímpar para todos e, especialmente, aos estudantes, propiciando refletirem sobre o protagonismo juvenil e consequentemente sobre seu papel no contexto escolar e na sociedade.

Cabe destacar também o trabalho de organização do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Cianorte em conjunto com a direção e equipe pedagógica desta Instituição de Ensino para receber os demais participantes.  Assim, foi a coletividade das Instituições parceiras que resultou no sucesso do evento.

Texto e foto: Ascom Núcleo Regional de Educação

Compartilhe: