• folhadecianorte@gmail.com

Fale com a Folha

44 3018-2015


17 de outubro de 2017

2:38

Clube do Vinil completa três anos com agenda de eventos

Publicado em 6 de outubro de 2017

 

feira-mercadaoPara quem não é do meio do colecionismo é comum dizer que o “vinil voltou”. Mas para quem é colecionador o disco de vinil nunca acabou. O que aconteceu em meados da década de 1990 é que as fábricas de discos no Brasil fecharam. Mas os “bolachões” continuaram a ser fabricados nos Estados Unidos e na Europa. Portanto, os colecionadores brasileiros continuaram comprando discos todos esses anos.

O que acontece agora é que o mercado fonográfico brasileiro está se restabelecendo aos poucos. Isso porque já há duas fábricas soltando lançamentos de artistas brasileiros: a Polysom no Rio de Janeiro e a Vinil Brasil em São Paulo. E, claro, diversas feiras de discos em todo o país.

Como a do Clube do Vinil de Maringá (CVM) que começou reunindo  colecionadores da região num grupo no Facebook em 2014 e hoje tem um dos principais acervos do Paraná. O CVM completa esse mês três anos de atividades e preparou uma agenda com eventos em Maringá e Curitiba, começando esse final de semana com a Feira Nacional de Curitiba no sábado (7) e a 25ª Feira do CVM no domingo (8), no Mercadão Municipal de Maringá. A feira maringaense terá discotecagem do DJ Edson Laars, bazar cultural e exposição esportiva “40 anos – Grêmio campeão”, sobre o último título do Grêmio Maringá. A entrada é gratuita e os bares e restaurantes do Mercadão ficam abertos até à noite.

CULTURA – O acervo é bem variado com discos de rock, MPB, reggae, RAP, eletrônico, entre outros. Há discos novos de gravadoras/selos brasileiros e usados no esquema de compra, venda e troca. Também há um bazar cultural com roupas, toca-discos e acessórios. Tudo com entrada gratuita. Dessa vez a parte cultural conta com a exposição “40 anos Grêmio campeão”, sobre o aniversário de 40 anos do último título do Grêmio Maringá.

O colecionismo mobiliza as pessoas não só na compra e troca de discos, mas também ao se deslocarem de uma cidade a outra para participar dos eventos. As feiras do CVM costumam receber colecionadores de Londrina, Cianorte, Marialva, Arapongas, Paiçandu, Campo Mourão, entre outras. Mais informações pelo fone (44) 99102-2912 ou no site do CVM .

Texto e foto: Andye Iore / Folha de Cianorte

"Conteúdo protegido por direitos autorais. Cite crédito ao usar textos e fotos da Folha de Cianorte"

About the author /


Jornalista formado em 2002 pelas Faculdades Maringá, com especialização em Comunicação e Educação. Já foi correspondente regional da Gazeta do Povo, trabalhou no O Diário (de Maringá), rádio CBN Maringá, coordena o projeto cultural Zombilly, entre outros.

Jornal Folha Regional de Cianorte

Endereço: Av. Brasil, 1167, Cianorte - PR.

Telefone: (44) 3018-2015

Email: folhadecianorte@gmail.com

Diretor proprietário

Luiz Antônio Barbosa

Editor de conteúdo

Andye Iore.

Desenvolvido por Web 7 - Soluções digitais