• folhadecianorte@gmail.com

Fale com a Folha

44 3018-2015


24 de novembro de 2017

8:55

Cinema tem recordes de público, lançamentos e renda

Publicado em 28 de julho de 2017

cinemaA Agência Nacional do Cinema (Ancine) considerou o ano de 2016 excelente para os mercados de distribuição e exibição cinematográficos. Além do recorde de público de 184,3 milhões de espectadores e renda bruta de R$ 2,6 bilhões, 99,6% das salas de exibição no País já contavam com tecnologia digital de projeção no ano passado.

As informações constam nos informes anuais da Ancine e confirmam que, em 2016, houve crescimento no número de bilhetes vendidos, recorde de lançamentos nacionais e conclusão do processo de digitalização das salas.

De acordo com o Informe de Mercado de Distribuição em Salas de Exibição, os 142 filmes brasileiros lançados nos cinemas renderam o maior patamar de ingressos vendidos desde a década de 1990, levando 30,4 milhões de pessoas às salas, representando 16,5% do total de bilhetes vendidos.

Também foi relevante o aumento na participação das distribuidoras nacionais na renda recebida com a exibição de obras brasileiras, que chegou a 95,8%.

O documento apresenta ainda rankings com as maiores bilheterias do ano, informações e análises sobre a ocupação das salas pelos filmes brasileiros e estrangeiros nas estreias e sobre o desempenho das empresas distribuidoras no mercado.

SALAS – O Informe de Mercado do Segmento de Salas de Exibição tem como destaque a conclusão do processo de digitalização das salas brasileiras de cinema. O relatório mostra que quase todas (99,6%) contam com a tecnologia digital de projeção. O número de salas de exibição no País continuou crescendo, fechando o ano com 3.160 salas em funcionamento, próximo ao recorde observado na década de 1970, quando o País chegou a ter 3.276 salas.

Outro dado do informe da Ancine é a queda no número de habitantes por sala de cinema no Brasil, reduziu de 88,6 mil, em 2010, para 65 mil, em 2016. Essa redução decorre do ritmo de crescimento do número de salas nos últimos seis anos, sempre superior ao aumento populacional, e é mais intensa nas regiões Norte e Nordeste.

Texto e foto: Portal Brasil

"Conteúdo protegido por direitos autorais. Cite crédito ao usar textos e fotos da Folha de Cianorte"

About the author /


Jornalista formado em 2002 pelas Faculdades Maringá, com especialização em Comunicação e Educação. Já foi correspondente regional da Gazeta do Povo, trabalhou no O Diário (de Maringá), rádio CBN Maringá, coordena o projeto cultural Zombilly, entre outros.

Jornal Folha Regional de Cianorte

Endereço: Av. Brasil, 1167, Cianorte - PR.

Telefone: (44) 3018-2015

Email: folhadecianorte@gmail.com

Diretor proprietário

Luiz Antônio Barbosa

Editor de conteúdo

Andye Iore.

Desenvolvido por Web 7 - Soluções digitais