Cidade Gaúcha realiza conscientização contra drogas

drogasA forte ligação entre o consumo e comércio de entorpecentes e o aumento de crimes e da violência, tem feito com que os municípios de todo o país tomem meditas de prevenção e combate as drogas. E é com esse objetivo que Cidade Gaúcha está realizando até a próxima sexta-feira (15) a “Semana de Conscientização Sobre Drogas“.

O objetivo é fazer com que a população, principalmente estudantes, crianças e adolescentes, sejam informados e tomem conhecimento do perigo que as drogas representam. Os organizadores pretendem desta forma, discutir, conscientizar e prevenir este grave problema que tem tomado conta de várias cidades brasileiras, através de estratégias que tenham eficácia e causem visibilidade para esta realidade.

A organização ressalta que atualmente as complexas relações existentes entre situações de risco e consumo de drogas, principalmente o crack, têm imposto desafios cada vez maiores, que exigem respostas e intervenções eficazes, sendo que para esse enfrentamento, é preciso convergir esforços de diferentes seguimentos na busca de alternativas que extrapolem as ações repressivas e considerem os diversos componentes associados aos problemas decorrentes do consumo de drogas.

As atividades tiveram início na segunda-feira (11) e seguem até a próxima sexta-feira. Entre as ações estão a realização de palestras nas Escolas Dom Bosco, Paulo Freire, Pequeno Príncipe, Colégio Costa e Silva e Colégio Atenas e Universidade Estadual de Maringá (UEM); entrega de folhetos informativos nas Creches, APAE e Escola Sol Nascente.

Na noite de ontem (13) está programada uma Roda de Conversa Sobre Drogas para toda a comunidade no Centro Cultural. Na noite de amanhã (14), a comunidade do município também se reunirá no Centro Cultural, às 19h30, para uma Palestra sobre drogas. O ponto alto da campanha será na sexta-feira (15), quando será realizada uma Mobilização pelas ruas do município com saída da Feirinha do Produtor.

A ação é articulada por uma parceria entre as Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação de Cidade Gaúcha, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Ministério Público, Conselho Tutelar, Conselho de Segurança Pública, Conselho de Pastores e Igreja, Voluntários, Prefeitura Municipal e Polícias.

 Texto: Juliano Secolo / Imagem ilustrativa

Compartilhe: