Cida destaca importância das cooperativas para o Paraná

O sistema de cooperativas do Paraná é modelo para país e essencial para a economia do estado. A afirmação foi feita nesta segunda-feira (2), pela vice-governadora Cida Borghetti durante a Assembleia Geral Ordinária do Sistema Ocepar, em Curitiba. O evento conduzido pelo presidente da instituição, José Roberto Ricken, contou com a presença de representantes das cooperativas filiadas. Curitiba, 02/04/2018. Foto: Jonas Oliveira/ANPr

O sistema de cooperativas do Paraná é modelo para país e essencial para a economia do estado. A afirmação foi feita nesta segunda-feira (2), pela vice-governadora Cida Borghetti durante a Assembleia Geral Ordinária do Sistema Ocepar, em Curitiba. O evento conduzido pelo presidente da instituição, José Roberto Ricken, contou com a presença de representantes das cooperativas filiadas.

As cooperativas são essenciais para a economia do Paraná e são modelos para o País pela eficiência nas gestões. Temos orgulho desse setor que ao longo dos anos ajudou no desenvolvimento do Estado, em especial, do interior”, disse.

Cida Borghetti também destacou os investimentos em tecnologia e a geração de milhares de empregos e oportunidades. As cooperativas são os principais empreendimentos em pelo menos 100 dos 399 municípios paranaenses.

São cerca de quatro milhões de empregos indiretos gerados. O Governo do Paraná reconhece o excepcional trabalho das cooperativas e tem o compromisso com o diálogo e a parceria para buscar o crescimento do setor”.

O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, agradeceu a presença da vice-governadora e reforçou a importância das cooperativas para a economia paranaense. “As cooperativas têm tido atuação fundamental em momentos de crise econômica. Por meio da união de todos em torno de um mesmo princípio, contribuem de forma direta para desenvolvimento, especialmente nas pequenas cidades”.

RESULTADOS

A Assembleia foi marcada pela apresentação dos resultados do cooperativismo paranaense em 2017 e o plano de ação para 2018. O faturamento do Sistema Ocepar no ano passado foi de R$ 70,6 bilhões. A exportação chegou a US$ 2,6 bilhões.

O Sistema é formado pela Ocepar (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná), Fecoopar (Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná) e Sescoop/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo). São 220 cooperativas filiadas em 10 diferentes ramos.

47 ANOS – Fundada em 2 de abril de 1971, a Ocepar completa 47 anos nesta segunda-feira (02). Em comemoração, foi lançado o livro “Cooperativismo Paranaense: Experiências, Resultados e Propostas”, do ex-presidente João Paulo Koslovski.

A publicação aborda a experiência de João Paulo durante os 40 anos em que atuou na Ocepar, 20 dos quais como presidente da entidade. João Paulo saiu em 2016, quando deixou a presidência para José Roberto Ricken.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Compartilhe: