Cianortenses participam de torneio de boxe em Curitiba

 

12606754_1056508544399975_544045125_n

Três atletas cianortenses já confirmaram participação na Taça Osmar Dias de Boxe que será disputada em Curitiba, na Academia Thai Boxe, no próximo dia 5 de março. O evento é realizado em parceria com a Federação Paranaense de Boxe e contará com pontuação para o Ranking de Boxe Amador.

Os cianortensenses Rogério Pereira, Lucas Inácio e Nelson Henrique, da Academia Thai Boxe de Cianorte irão lutar na categoria Médio 75. Eles enfrentarão, respectivamente, Giovanni Miranda (Black Belt); Cesar Eduardo Amorim (Immortal) e Danilo Fontes costa (Foreman Boxing).

HOMENAGEM – O torneio homenageia o Mestre Osmar Dias Fernandes, que sagrou-se campeão Paranaense, Metropolitano e Interestadual de Muay Thai, além de ser um dos principais incentivadores do esporte.

Nascido em 1970, na cidade de Colombo, Região Metropolitana de Curitiba, Osmar Dias acabou perdendo seu pai aos 03 anos de idade e, conseqüentemente, a boa situação financeira que tinha por causa da empresa que ele administrava. Desde criança ele começou a trabalhar para ajudar no orçamento de casa. Entre os 7 e 12 anos, Osmar vendia picolé. Também trabalhou como jardineiro e ajudante de pedreiro. Aos 15 anos já administrava sua própria empresa de prestação de serviços.

Em 1987, ao ver que Osmar, um amigo chamado Carlos Joel, que conhecia a academia Chute Boxe, o levou para treinar lá onde conheceu o Muay Thai. Depois de dois anos de treino já era campeão paranaense, metropolitano e interestadual.

Por ser menor que os outros atletas, começou a praticar boxe para entrar mais facilmente no raio de ação de seus adversários. Lutou cerca de 20 lutas de boxe amador e foi para os Estados Unidos em 1999 onde se tornou sparring do atual campeão daquela época, Enjeou Mafrendi.

Osmar foi o criador e promotor do Torneio Estímulo de Muay Thai, o maior torneio amador da América do Sul. Em 2008 ajudou organizar o Campeonato Paranaense de Muay Thai. Neste mesmo ano, em novembro, o Mestre Osmar Dias foi morto a tiros no Bairro Rebouças em Curitiba.

Texto: Juliano Secolo

Compartilhe: