Cianorte tem começo de ano livre da dengue

vera 07Cianorte teve um começo do ano bem diferente dos anteriores em relação à dengue. Até agora a cidade não registrou nenhum caso da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypit em 2017. Já estamos chegando no final do primeiro trimestre e o quadro é de tranquilidade, apesar do trabalho de prevenção seguir sem interrupção. “É até meio estranho não termos caso. Mas andei pesquisando e tem sido um quadro comum”, comenta a supervisora do Programa de Combate à Dengue, Vera Fusisawa (foto).

Ela atribui a diminuição dos casos ao fator climático. O Verão desse ano não teve períodos maiores de calor quanto nos anos anteriores e também não choveu tanto. Portanto, o mosquito não teve condições climáticas tão favoráveis para seu desenvolvimento. E daqui pra frente a temperatura vai baixar ainda mais, ajudando a manter o quadro desfavorável ao Aedes aegypit. E, claro, ao intenso trabalho de prevenção deito pela Secretaria de Saúde de Cianorte.

Em 2016 foram 77 casos positivos da doença em Cianorte e nenhuma morte, sendo sete vezes menos casos que em 2015. Somente no final de março do ano passado a cidade tinha quase 40 casos confirmados da doença e esse ano não tem nenhum.

Mesmo com a falta de casos positivos de dengue o trabalho dos agentes de saúde continua. O Programa de Combate à Dengue orienta alunos das escolas com conversas e distribuição de panfletos num trabalho de precaução. Isso para que as crianças cheguem em casa e mostrem para a família o que foi passado na escola. “A população segue não ajudando porque ainda encontramos muitos focos do mosquito quando fazemos vistorias nos imóveis”, alerta Fusisawa.

LIRA – A Secretaria de Saúde de Cianorte planeja fazer um novo Levantamentos de Índice Rápido Aedes Aegypti (LIRA) no final de abril para verificar como está o risco de infestação do mosquito na cidade.

O Ministério da Saúde também divulga que houve uma redução nacional de casos. Além do fator climático, o trabalho de prevenção como o feito na Sala Nacional de Coordenação e Controle ajudou os estados e municípios na prevenção.

Caso você tenha alguma suspeita ou denúncia de foco de mosquito em Cianorte, pode comunicar o Programa de Combate à Dengue pelo telefone: 3629-6777.

Dengue em Cianorte
2013 – 774 casos
2014 – 484 casos
2015 – 604 casos
2016 – 77 casos
* banco de dados da Folha de Cianorte

Texto e foto: Andye Iore / Folha de Cianorte

 

Compartilhe: