Cianorte sedia estadual de Handebol em Cadeira de Rodas

handebol1

Uma importante competição movimentará a Capital do Vestuário amanhã (7). Trata-se da 1ª Etapa do Campeonato Paranaense de Handebol em Cadeira de Rodas (HCR) que, além da equipe de Cianorte, contará com a participação das de Toledo, Maringá, São Miguel do Iguaçu, Cascavel e Francisco Beltrão. A abertura do evento, que será realizado no Complexo Esportivo da Unipar, está marcada para as 8h30min. Os jogos, nas categorias HCR 4 (amputados) e HCR 7 (lesados medular), acontecem durante todo o dia, com previsão de término às 18h.

A equipe de Cianorte, proveniente do Projeto de Extensão AMA (Atividades Motoras Adaptadas) da Unipar esta confiante em obter bons resultados, pois vem se preparando desde fevereiro, com treinamentos técnicos e táticos todos os sábados, além de trabalhos físicos individuais com a utilização de academia e piscina. No último dia 23, a equipe também realizou, como parte do treinamento, um amistoso contra a cidade de Maringá, que colaborou para ajustes técnicos e táticos. “Esta é uma equipe que não mede esforços para alcançar seus objetivos”, afirmaram os estagiários do AMA, Alcir Gustavo Bressianini e Everton Teodoro.

A coordenadora do Projeto, professora Ellen Rodrigues Barbosa Melo, que também é presidente da Federação Paranaense de HCR, aponta expectativas. “O projeto AMA e o time de HCR em Cianorte tiveram início no ano de 2008 e, desde então, participa das competições estaduais e nacionais, e já teve atletas convocados para a Seleção Brasileira. Como a modalidade foi criada dentro da nossa universidade, isto fez com que muitos alunos que passaram por aqui fizessem especialização na área da educação física adaptada, contribuindo para a divulgação e o crescimento da modalidade. Nosso objetivo é que o HCR seja reconhecido em âmbito paralímpico e, para isso, as competições contribuem significativamente”, contou.

O evento é realizado pelo Projeto AMA e pela Federação Paranaense de Handebol em Cadeira de Rodas, com o apoio da Prefeitura (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer) e da Associação dos Deficientes Físicos de Cianorte. “Toda a população está convidada para prestigiar os jogos e torcer pelo time da casa”, concluiu Ellen.

Texto e foto: Ascom Prefeitura de Cianorte

Compartilhe: