Cianorte registra quase oito vezes menos casos de dengue

agente02Nessa mesma época no ano passado Cianorte tinha quase oito vezes mais casos de dengue que os 75 registrados pela Secretaria de Saúde até agora em 2016. A grande redução dos casos da doença na cidade foi causada pelo clima, segundo a supervisora do Programa de Combate à Dengue, Vera Fusisawa. “O clima ajudou muito o nosso trabalho porque houve uma interrupção do ciclo de proliferação do mosquito e da transmissão do vírus”, explica a especialista.

Em agosto de 2014 Cianorte registrava 423 casos de dengue; em agosto do ano passado eram 582 casos positivos da doença; e até essa semana a Secretaria de Saúde de Cianorte registrou apenas 75 casos no ano. Entre as diferenças com os últimos anos está que não houve tantos períodos com chuva e calor em seguida favorecendo os criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

E também houve mais frio e clima ameno que nos anos anteriores que foram mais quentes a maior parte do ano, o que favoreceu o desenvolvimento do mosquito. “Mesmo assim não podemos baixar a guarda. Temos que ficar atentos e reduzir os focos em casa, como eliminar locais onde a água possa ficar parada”, alertou Fusisawa. Ela cita que os cuidados devem aumentar a partir do final do ano quando começa a ficar mais calor, chegando entre fevereiro e março, quando os casos de dengue costumam ser registrados em maior número, justamente pela combinação de fatores do clima.

VACINA – A redução dos casos de dengue ainda não está relacionada com a chegada da vacina. O que deve acontecer num período entre medio e longo prazo, já que o acesso é restrito para a população. Mas, é um fator a mais que colabora para enfrentar o problema e reduzir o quadro de epidemia que Cianorte e diversas cidades paranaenses ficaram nos últimos anos.

O Programa de Combate à Dengue mantem suas equipes em alerta permanente porque em 2016 também houve preocupação com casos de zika e chikungunha. Apesar que Cianorte não houve registros de casos locais (autóctones) dessas doenças.

CAMPO – Cianorte também colhe bons resultados das iniciativas adotadas pela Secretaria de Saúde no programa municipal de Combate à Dengue. Houve uma ampliação no número de agentes de saúde que fazem o trabalho de campo, foram realizados mutirões de limpeza nos bairros com maior índice da doença, estruturação com equipamentos na sede do setor, trabalho de conscientização da população, entre outras ações.

DENGUE EM CIANORTE ATÉ AGOSTO:
2014 – 423 casos
2015 – 582 casos
2016 – 75 casos

Texto e foto: Andye Iore

Compartilhe: