Cianorte recebe verba do governo estadual

governo obrasO governador Beto Richa autorizou (foto) ontem (24) licitações e homologações das obras em 25 municípios, entre eles Cianorte. Outros cinco municípios assinaram novos contratos de financiamento com a Fomento Paraná. Os investimentos totais somam recursos de R$ 35 milhões.

Pavimentação de ruas, construção de galerias de águas fluviais e construção de calçadas com rampas de acessibilidade formam a maioria das obras a serem realizadas em Arapoti, Almirante Tamandaré, Brasilândia do Sul, Borrazópolis, Campo do Tenente, Campo Largo, Colorado, Cianorte, Cruzeiro do Sul, Cruzmaltina, Diamante do Norte, Guamiranga, Guarapuava, Inácio Martins, Itambaracá, Matelândia, Nova Esperança, Pitangueiras, Ponta Grossa, Rondon, São Jorge do Ivaí, São José dos Pinhais, Sulina, Terra Rica e União da Vitória. Já Cascavel, Maripá, Nova Santa Rosa, Ipiranga e Cruzmaltina firmaram contratos de financiamento com a Fomento Paraná.

Os recursos para todos os investimentos são das linhas Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM) e Programa de Aquisição de Máquinas e Equipamentos para as Prefeituras (Promap), operacionalizadas em parceria pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Fomento Paraná.

“Estamos cumprindo nosso compromisso com o municipalismo, de prover a qualidade de vida a todos os paranaenses. Estamos fazendo quase que toda semana a liberação de mais investimentos para os municípios”, disse do governador, durante a solenidade. Richa destacou que o atual governo teve uma mudança de postura em relação ao anterior, com uma gestão de diálogo, respeito e boa convivência com os municípios.

“Em um momento em que os municípios sofrem com restrições orçamentárias por conta da queda dos repasses do governo federal, esses recursos dão fôlego para os prefeitos executarem obras e mostra como o Paraná navega no contrafluxo da crise, liberando mais recursos para investimento. A realidade dos municípios do Paraná hoje é bem melhor do que a média brasileira”, disse o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestre.

O secretário do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior, falou sobre os recursos do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), que serão usados para diversas áreas, como modernização do parque de máquinas das prefeituras, melhorias em parques e praças, pavimentação, reformas de postos de saúde e escolas. “É uma forma de compensar principalmente aqueles municípios que perderam receitas do governo federal e que precisam tocar suas obras e melhorias para população”.

Para o diretor presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho, além de melhorar a qualidade de vida da população, os recursos liberados têm efeito também em movimentar a economia das cidades, gerando emprego e renda. “Existe também a estratégia do governador de, além de melhorar a qualidade de vida da população, aquecer a economia desses municípios”, afirmou.

Texto e foto: AE-PR

Compartilhe: