Cianorte recebe dois eventos estaduais

reuniao04

Cianorte atrai a atenção dos representantes da Agricultura e Saúde essa semana. A cidade receberá dois eventos estaduais contando com a participação do governador Beto Richa e de secretários estaduais. Além dos representantes municipais de toda a região.

O primeiro evento foi hoje (25). A 1ª Conferência Microrregional de Vigilância em Saúde reunindo as vigilâncias sanitárias de aproximadamente 100 cidades para abordar o tema ” Política Nacional De Vigilância em Saúde e o fortalecimento do SUS como direito a Proteção e Promoção da Saúde do Povo Brasileiro”. O encontro foi na sede cianortense da Universidade Paranaense Unipar, na Zona 1.

O governador Beto Richa estará presente em Cianorte num grande evento na próxima quinta-feira (27). A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab) realiza um encontro estadual para apresentar o projeto “Adoção do sistema de integração lavoura pecuária como gerador de renda para o arenito”. “É uma oportunidade para os prefeitos da região a implantarem esse projeto como política pública municipal”, anuncia o chefe do Núcleo Regional da SEAB de Cianorte, Francisco Cascardo Neto, sobre o assunto debatido em reunião em Cianorte no começo desse mês (foto).

Além de Richa, participarão o secretário estadual de Agricultura, Norberto Ortigara, o presidente da Cocamar, Luiz Lourenço, prefeitos, secretários municipais de Agricultura e representantes de órgãos e associações rurais, de 107 cidades. O evento será fechado para o público e acontecerá no Clube Morada do Sol, na PR-323, entre 10h e 12h.

RENDA – O novo projeto oferece benefícios aos agricultores da região. A estimativa da Seab é que a renda familiar em 50% das propriedades rurais desses municípios seja menor que dois salários mínimos. E há grande área de solo degradado. Com a implantação da integração lavoura pecuária, a perspectiva é ampliar em 30% o Valor Bruto de Produção (VBP) das cidades da região.

Texto e foto: Andye Iore / Folha de Cianorte

Compartilhe: