Cianorte prorroga campanha de Vacinação contra a Gripe

vacina-maio

Por determinação do Ministério da Saúde, foi prorrogada em Cianorte, assim como em todo o país, a Campanha de Vacinação contra a Gripe. O período para tomar a dose, que terminaria na última  sexta-feira (26), foi adiado para o dia 9 de junho. Até lá, quem ainda não se regularizou deve buscar uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Cianorte, São Lourenço e Vidigal, que atendem das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h e na Sala de Vacina (próxima ao Corpo de Bombeiros), que fica aberta das 7h30 às 17h.

O prazo final, como aponta o documento emitido pelo órgão nacional, foi estendido devido à baixa procura pela imunização, que atingiu apenas 60,5% do público alvo, sendo que a meta estabelecida é de 90%. Em Cianorte, até o momento, o índice chegou a 88,1%, com a aplicação de 12.845 vacinas. Os grupos que menos procuraram o serviço foram as crianças (79,5%) e as gestantes (70,7%). “Apesar de estarmos bem posicionados em relação ao quadro nacional, ainda temos um público que precisa ser atingido e nós vamos em busca dele”, aponta a secretária municipal de Saúde, Michelly Viguiato Pricinotto.

A vacina continua sendo recomendada para crianças de seis meses às menores de cinco anos de idade, pessoas com mais de 60 anos, gestantes, mães que estejam em até 45 dias pós-parto (puérperas), portadores de doenças crônicas (mediante apresentação de atestado e solicitação da vacina por prescrição médica), professores em atividade em escolas públicas e privadas, e profissionais da saúde.

“Para receber a dose, lembramos aos adultos que é necessário apresentar os devidos documentos, como a identidade e a carteirinha de gestante. Também é essencial que não esqueçam a caderneta de vacinação das crianças”, alerta a chefe da Divisão de Prevenção em Saúde, Heloisa Dantas. A dose é gratuita e protege os pacientes contra três subtipos da doença, sendo a H1N1, conhecida popularmente como Gripe A; a H3N2 e a influenza B.

Texto e foto: Ascom PMC

Compartilhe: