Cianorte participa de Festival Internacional de Robótica

sesi-roboticaUma equipe de alunos do Colégio SESI Cianorte (foto abaixo) está viajou para Belo Horizonte (MG) para participar do Festival Internacional de Robótica, que acontece junto com a Olimpíada do Conhecimento, o maior evento de ciência e tecnologia das Américas. Durante a Olimpíada do Conhecimento, entre os dias 2 e 4 de setembro, o Expominas será a sede do Festival Internacional de Robótica First Lego League (FLL), que, no Brasil, é realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI). A competição reunirá 210 estudantes de 9 a 15 anos, organizados em 23 times. Durante dois dias de prova (o primeiro está reservado para abertura), eles cumprirão missões utilizando robôs construídos na plataforma Lego Mindstorms, além de expor projetos de pesquisa científica.

O torneio tem o objetivo de atrair o interesse pelo estudo das ciências, tecnologia e matemática, na educação básica, ampliando a criatividade, o raciocínio lógico, a capacidade de inovação e a liderança. O tema desta edição é Fúria da Natureza.

Entre outros desafios, os estudantes deverão construir e programar robôs para a competição e desenvolver soluções para problemas causados por desastres naturais, como avalanches, deslizamentos de terra, enchentes, tsunamis e tempestades.

Entre as equipes há representantes brasileiros, vindos de estados como São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Bahia, e também internacionais, de países como Chile, Estados Unidos, Estônia, Canadá e Áustria. O festival contará ainda com dez juízes internacionais, da Holanda, Dinamarca e EUA.

O evento não tem como objetivo apenas incentivar o uso da robótica na educação ou despertar o interesse de crianças e adolescentes para as carreiras tecnológicas e das engenharias. Os participantes usam a criatividade para resolver problemas reais, como os desastres da natureza. Tudo isso com trabalho de equipe.

Texto e foto: Assessoria do Sesi

sesi-robotica

Compartilhe: