Cianorte Mais Saudável: Educação alimentar contribui para o desenvolvimento de crianças

 

Em São Lourenço, distrito a 30 km de Cianorte, as refeições diárias de dezenas de famílias estão sendo transformadas. Isto porque, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), cerca de 60 crianças estão aprendendo sobre educação alimentar, com lições que englobam os bons modos à mesa, higiene pessoal, manipulação de alimentos e preparação de receitas culinárias; além de receber o acompanhamento de nutricionista.

“A partir da conscientização sobre a própria vida alimentar, as crianças agem como ótimas propagadoras do conhecimento e fiscalizadoras de comportamentos, levando esses ensinamentos para casa e a comunidade em geral, incentivado a adoção de novos hábitos por toda a família e conhecidos, o que possui um reflexo positivo não só na saúde dos indivíduos, mas também no convívio, na interação e na socialização”, afirmou a pedagoga responsável pelo SCFV de São Lourenço, Meire Alvarasini de Araujo.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos oferta, por meio de grupos organizados, diversas atividades servindo como complemento ao trabalho social com as famílias. O objetivo é o de fortalecer os vínculos familiares e comunitários, incentivando a socialização e desenvolvendo os sentimentos de pertença e de identidade, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com seu ciclo de vida, a fim de prevenir a ocorrência de situações de risco social.

“Este é um dos trabalhos por meio dos quais promovemos o acesso a informações capazes de instrumentalizar a comunidade, para que seus integrantes sejam proativos, tornando-se verdadeiros agentes de transformação social”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Marlene Bataglia. Em São Lourenço, o SCFV atende na Rua Tico-tico, nº 209.

*A Campanha Cianorte Mais Saudável é uma iniciativa da Prefeitura, por meio das Secretarias de Educação e Cultura, Saúde, Assistência Social e Agricultura, com o apoio da Assessoria de Comunicação, em atendimento a um dos eixos do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PLAMSAN).

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: