Cianorte intensifica vacinação contra HPV e meningite


Nova temporada de imunização contra as doenças acontece em outubro e novembro deste ano. Meta da Secretaria de Saúde é vacinar cerca de 12 mil adolescentes

Em outubro e novembro, deste ano, acontece em Cianorte a Campanha de Mobilização para vacinar crianças e adolescentes contra oHPV e a meningocócica C (meningite). As doses, direcionadas para meninas de nove a menores de15 anos e meninos de 11 a menores de 15 anos, são aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município – inclusive em Vidigal e São Lourenço -, que atendem de segunda à sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Para receber as doses é preciso apresentar a carteirinha de vacinação e estar acompanhado de um responsável.

A iniciativa da campanha é da Secretaria Municipal de Saúde e conta com o apoio da Secretaria de Educação, do Núcleo Regional de Educação e de colégios particulares, instituições que possuem contato frequente com o público-alvo. “É do interesse deles que essa mobilização aconteça, não apenas pela prevenção individual dos estudantes contra as doenças, mas também,pelo fato deque a partir do ano que vem, conforme lei estadual,as rematrículas somente serão feitas mediante a apresentação do atestado de vacinação”, explica a supervisora da Vigilância Epidemiológica, Izabela Correia Batista.

“Considero essa união entre os setores fundamental. Acredito que,assim,alcançaremos de modo ainda mais certeiro este público”, pontua a secretária de Saúde, Michelly Polyana Viguiatto Pricinotto. Segundo ela, a expectativa é imunizar cerca de 12 mil adolescentes no período. “Para dar conta de toda a demanda, além dos horários convencionais de atendimento, realizaremos plantões para facilitar o acesso, principalmente dos pais e responsáveis, que por conta do trabalho acabam não tendo tempo”, informa.

Durante este mês, fica determinada uma agenda especial aos sábados, das 08h às 16h, nas UBSs. No dia 06, ficam abertas a do Marselha, Jardim Universidade, Setor 04 e Vila Sete. Já no dia 20, funcionam as unidades do Cianortinho, Extensão, Setor 03, São Lourenço e Vidigal. Para encerrar a programação especial, atendem no dia 27 as UBSs do Santa Mônica, Morada do Sol e Setor 08.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Cianorte

Compartilhe: