Cianorte faz ação de combate à exploração sexual infantil

exploracao

Dando início às atividades programadas pela prefeitura de Cianorte, através da Secretaria de Assistência Social, para relembrar o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, acontece amanhã (17), a palestra a respeito de Depoimento sem Dano, também conhecido como Escuta Qualificada. A responsável por transmitir as informações será a assistente social do Fórum da Comarca de Astorga, Marlene Fávaro. O evento acontece a partir das 13h30, no anfiteatro da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte (ACIC).

“Nosso objetivo é de, em breve, também adotar esta medidapor aqui nos depoimentos daqueles que, supostamente, foram vítimas de crimes contra a dignidade sexual, já que a técnica se mostra menos invasiva”, aponta a secretária da pasta, Claudia Nunes Veloso Marchini. Segundo ela, atualmente, há um desgaste da vítima por ter que reviver o ato em diversas declarações prestadas a órgãos como a Delegacia, Instituto Médico Legal, escola, Ministério Público, Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), entre outros.

No Depoimento sem Dano, a vítima é exposta o mínimo de vezes possível ao procedimento em um ambiente acolhedor, sendo o responsável pela entrevista um assistente social ou um psicólogo. A palestra será voltada a todos os integrantes dos órgãos supracitados, assim como às pessoas que tenham interesse no assunto. “O evento é gratuito e aberto a toda comunidade. É importante que busquemos informações à respeito do assunto, pois somente desta forma poderemos evoluir enquanto sociedade e impedir que casos como estes sejam frequentes e impunes”, completou.

AGENDA – A programação alusiva ao 18 de maio, ainda reserva uma passeata com panfletagem, na terça-feira (23 de maio), às 14h, na Avenida Souza Naves e uma palestra na quarta-feira (24 de maio) com os componentes da Rede de Proteção a Infância e Adolescência de Cianorte, no auditório do Centro Estadual de Educação Integrada de Cianorte (CEEP), ao lado da UEM, a partir das 13h30.

Texto e arte: Ascom PMC

Compartilhe: