Cianorte entra aos poucos no clima da Copa do Mundo

copa-deco03Timidamente os cianortenses vão entrando no clima da Copa do Mundo de Futebol 2014 para torcer pela Seleção Brasileira. Estabelecimentos comercias, repartições públicas e residências em Cianorte são decoradas de verde e amarelo faltando uma semana para a estreia do Brasil no campeonato de futebol. “Estamos terminando a parte interna da decoração”, comentou o gerente do Supermercado Planalto (foto ao lado), na avenida Brasil, Martin Conte Filho. “E também vamos trabalhar usando com as camisas amarelas do Brasil que estão para chegar essa semana”. O mercado já colocou faixas verde e amarela na seção de hortifrúti, na marquise interna e na fachada. O espírito da torcida brasileira já contagiou a equipe.

Outra instituição que já entrou no clima da torcida é a Universidade Paranaense (Unipar) que colocou uma bandeira gigante em uma das entradas do campus. O símbolo brasileiro tem aproximadamente 10 metros de comprimento. Também há balões verde e amarelo decorando a entrada principal e os funcionários usam camisetas do Brasil. No Grupo Ozmose foi organizada uma gincana interna de decoração entre os departamentos.

O Posto Paraná, na avenida Maranhão, também colocou faixas com as cores da bandeira brasileira que chamam a atenção de longe. Os representantes do comércio ainda avaliam qual horário de funcionamento durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.

A Folha de Cianorte publicou uma reportagem na semana passada mostrando que as vendas de produtos sobre a Copa do Mundo e da Seleção Brasileira ainda estavam mornas nas lojas da cidade. Os comerciantes estimam que com o início dos jogos, os torcedores passem a se interessar mais camisas, bolas, bandeiras, entre outros produtos.

Órgãos públicos também ganham decoração e eventos

A prefeitura prepara a decoração do Paço Municipal para o começo da próxima semana. Está prevista iluminação verde na fachada do prédio e o interior do Paço decorado com tecidos e as bandeiras das seleções que disputam o Mundial.

O clima de Copa do Mundo chegou cedo na Escola Municipal Vicente Machado (foto abaixo), com II Mostra Histórico Cultural, realizada no dia 16 de maio. A inspiração deste ano foi nos países participantes da Copa do Mundo. “Para os trabalhos e apresentações os alunos, orientados por seus professores, buscaram informações tanto históricas, quanto culturais de cada um dos países participantes da Copa do Mundo.”, explica a diretora Silvana Couto.

Os trabalhos apresentados nas salas de aula foram visitados por pais, alunos e representantes de diferentes segmentos da sociedade. Também houve apresentações culturais para encerrar o evento. A diretoria informa que a escola tem como um de objetivo valorizar a arte e a cultura, resgatando a história e instrumentalizando os alunos com o conhecimento.

Já o CEMIC São José realiza amanhã à tarde sua tradicional festa junina, envolvendo todos os alunos. Além de resgatar as raízes deste festejo popular, este ano o arraiá terá uma temática verde-amarela, aproveitando o clima da Copa do Mundo. Segundo a coordenação pedagógica do CEMIC os professores trabalham com as crianças tanto os temas populares juninos como também as cores da bandeira do Brasil.

Alguns postos de saúde também entraram no clima da Copa. No da Vila Sete há balões e bandeirinhas com as cores da bandeira nacional.

Texto e fotos: Andye Iore e Juliano Secolo

copa-deco01

Compartilhe: