Cianorte enfrenta cidade da Guatemala no Dia do Desafio

desafio

Empresas, organizações públicas e privadas e toda a comunidade de Cianorte estarão envolvidas em uma competição contra o sedentarismo amanhã (25). É o dia mundial do Desafio, em que os cianortenses estarão competindo com os habitantes de Chiquimula, na Guatemala, para ver qual cidade registra o maior número de pessoas mobilizadas pela prática de alguma atividade física por pelo menos 15 minutos.

De acordo com o secretário municipal de Esporte e Lazer, Valter Digiorgio, os professores e coordenadores técnicos da secretaria estarão pela cidade para acompanhar as pessoas que aceitarem o desafio. “Estaremos na pista de caminhada e nas escolas municipais”, aponta. Pela manhã, a equipe da pasta preparou uma atividade especial para toda a população. A partir das 8h, em frente ao Paço Municipal, haverá uma atividade de alongamento com duração aproximada de 20 minutos.

A participação da comunidade no Dia do Desafio pode ser individual ou em grupo, e o registro pode ser feito por meio do contato com a Central de Informações pelo site do SESC, até às 21 horas. Após o encerramento, o resultado é enviado para a Coordenação Geral em São Paulo e quando as duas cidades tiverem seus números fechados, o resultado é divulgado.

Digiorgio destaca que qualquer tipo de atividade física pode ser registrada. “Empregadas domésticas, donas de casa, pessoas que trabalham movimentando o corpo o dia todo pode fazer o registro da atividade para ajudar a nossa cidade vencer mais uma vez, não precisa ser nada fora do normal, é só a pessoa espantar o sedentarismo”, destacou.

ORIGEM – O Dia do Desafio surgiu em 1983, durante o rigoroso inverno do Canadá, quando o prefeito de uma pequena cidade sugeriu à população que todos saíssem de suas casas às 15 horas e caminhassem durante 15 minutos no quarteirão mais próximo. A ação se repetiu nos anos seguintes e a ideia se espalhou pelas cidades vizinhas até ganhar o mundo. Atualmente, a movimentação é realizada sempre na última quarta-feira do mês de maio e tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas para toda a população seja apenas durante a data ou regularmente. O projeto ainda alerta sobre os riscos de se manter uma vida sedentária.

Aqui no Brasil o Dia do Desafio passou a ser realizado a partir de 1995 sob comando do SESC.  É ele que organiza a competição entre as cidades brasileiras, separando-as em grupos de mesmo porte (número habitacional). Ganha aquela que conseguir o maior número de participações até às 21 horas do dia estabelecido.

Texto e foto: Ascom Prefeitura de Cianorte

Compartilhe: