Cianorte encerra JEPs e revela os melhores do esporte escolar

jeps-handebol2O último dia dos Jogos Escolares do Paraná, fase final categoria B (12 a 14 anos), que foi realizado em Cianorte desde o dia 20 de junho e que reuniu 4.500 atletas de instituições de ensino do Paraná, revelou os últimos campeões, aqueles que estarão em Londrina em setembro nos Jogos Escolares da Juventude – etapa nacional – representando o Paraná.

Nas modalidades individuais os atletas campeões em suas provas são selecionados por critérios técnicos para integrarem as equipes e revezamentos. Nas modalidades coletivas, a equipe campeã representa o Paraná.

Voleibol – O voleibol foi a última modalidade a ser encerrada, isso porque as duas finais foram emocionantes. No feminino, o Colégio Santa Terezinha, de Guarapuava, chegou abrir 2 sets a 0, mas o Colégio Positivo, de Telêmaco Borba, empatou a partida e levou a decisão para o tie-break. As garapuavanas levaram a melhor, fecharam o set em 16 a 14 e ficaram com o título. O Colégio Positivo de Curitiba ficou em terceiro, vencendo o jogo também no tie-break.

No masculino, história repetida do feminino, com mesmo enredo, mas com personagens diferentes. O Colégio Estadual Walde Rosi Galvão, de Pinhais, abriu 2 sets a 0, viu o Colégio Neo Master, de Ponta Grossa empatar, e no quinto set os meninos do Rosi Galvão foram decisivos para fechar em 17 a 15 e ficar com o título. O Colégio Cecília Meirelles, de Palotina, completou o pódio.

Basquete – No basquetebol masculino, o Colégio Marista de Londrina, conquistou o título inédito na categoria com uma vitória de 70 a 51 sobre o Colégio Imaculado Coração de Maria, de Toledo. O bronze foi para a equipe do Colégio Marista Santa Maria, de Curitiba. No feminino, o título ficou a equipe do Colégio Londrinense, que vendeu por 57 a 52 a equipe do Colégio Semeador, de Foz do Iguaçu. O terceiro lugar ficou com o Colégio Estadual João Cândido Fereira, de Toledo.

Handebol – No handebol, o título no feminino ficou com o Colégio Estadual Professor Paulo Machado, de Uraí, segundo lugar para o Colégio Estadual Luzia Garcia Villar, de Barbosa Ferraz, e o terceiro lugar com o Colégio Estadual Humberto de Campos, de Santo Antônio do Sudoeste. No masculino, o primeiro lugar ficou com o Colégio Vicentino Santa Cruz, de Campo Mourão, o segundo posto é do Colégio Pio XII, de Ponta Grossa, e o terceiro lugar ficou com o Colégio Estadual Duque de Caxias, de Saudade do Iguaçu.

Futsal – O campeão do futsal masculino é o Colégio Estadual Nóbrega da Cunha, de Bandeirantes, que venceu na final o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, de Cascavel que ficou em segundo. o terceiro lugar ficou com o Colégio São Francisco Xavier, de Maringá. No feminino, título para Colégio Estadual Ouro Verde, de Ouro Verde do Oeste, que venceu o Colégio Estadual Tsuru Oguido, de Londrina, o terceiro lugar ficou com Colégio Estadual Tarqúinio dos Santos, de Foz do Iguaçu.

Tênis de Mesa – O tênis de mesa foi uma das modalidades individuais que se despediu dos JEPs nesta sexta-feira (28.06). Na classificação geral o troféu de campeão no naipe feminino foi para a Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, de Irati; prata para o Colégio Estadual Vital Brasil, de Maringá e bronze para o Colégio Estadual Nossa Senhora das Graças, de Ponta Grossa. No masculino o campeão foi o Colégio Estadual Gastão Vidigal, de Maringá; com a prata o Colégio Estadual Barão do Rio Branco, de Assaí, e bronze para o Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha.

Xadrez – O esporte da mente também foi encerrado. A classificação final apontou os campeões gerais somando os pontos das três provas do xadrez: rápido, relâmpago e convencional. Entre as meninas as campeãs foram as paranavaienses do Nossa Senhora do Carmo, com Colégio Nereu Ramos, de Manoel Ribas, de vice e o bronze ficou com o Colégio Estadual Antônio Três Reis de Oliveira, de Apucarana. Entre os meninos o troféu de campeão foi para os curitibanos da Escola Cândido Portinari, o de vice para o Colégio Madalena Postel, de Manoel Ribas e o de terceiro lugar ficou com a equipe Colégio Estadual Marechal Rondon, de Campo Mourão.

Atletismo – Na modalidade mãe, o atletismo, uma revelação da nova safra de atletas dos centros que trabalham com o atletismo desde a base. O resultado final da modalidade premiou as instituições que acreditam no atletismo, no feminino, ouro para Colégio Estadual Tancredo Neves, de Medianeira, prata para Escola Estadual Olavo Ferreira da Silva, de Londrina, e o terceiro lugar para Colégio Estadual de Paranavaí, de Paranavaí. No masculino, o título ficou com o Colégio Estadual Flauzina Dias Viegas, de Paranavaí, o segundo lugar com Colégio Estadual Tancredo Neves, de Medianeira, e em terceiro, Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag, de Curitiba.

Badminton – Na coqueluche do momento, o badminton, pelo feminino, a primeira colocação ficou com Colégio Estadual Jardim Maracanã, de Toledo. A Escola Vicentina Nossa Senhora das Mercês, de Curitiba, ficou em segundo lugar. E na terceira posição do pódio ficou o Colégio Estadual Carlos Gomes, de São João do Caiuá. No masculino, Toledo dominou a premiação com três instituições da cidade. A instituição Colégio Estadual Dario Velozzo, conquistou a primeira colocação. Na segunda posição do pódio ficou o Colégio Estadual Luiz Augusto Moraes Rego, e a terceira colocação ficou o Colégio Estadual Senador Attilio Fontana.

Ciclismo – Rolândia parece atrair bons ciclistas. Mais uma vez a cidade se destacou em um competição. Na classificação geral em pontuação por escola, Colégio Estadual Souza Naves conquistou a primeira colocação nas provas masculino e feminino, ficando com o título.. O segundo colocado no masculino foi o Colégio Dr. Arnaldo Bussato, de Foz do Iguaçu e na terceira colocação ficou o Colégio Estadual Dom Geraldo Fernandes, de Cambé. No naipe feminino, a segunda colocação da classificação geral foi para o Colégio Estadual Moacir Julio Silvestre, de Guarapuava, e na terceira colocação o Colégio Estadual Guaíra, de Curitiba.

Judô – Nos tatames ainda só dá Curitiba. As escolas da capital dominaram o pódio do judô. A classificação geral no naipe masculino teve o primeiro lugar ocupado pelo Colégio Dom Bosco, seguido do Colégio Bom Jesus e Colégio Maria Gai Grendel. Já pelo naipe feminino o troféu de campeão ficou com o Colégio Estadual Tatuquara, o segundo lugar com o Colégio Bom Jesus e o Colégio Energia Ativa em terceiro.

Vôlei de Praia – No vôlei de praia, no feminino uma final digna de filme. De um lado, as gêmeas Lara e Laís, do Colégio Nobel, de Maringá, e de outro, Eduarda e Vanda, as gêmeas da Escola Estadual Jorde de Lima, de Salto do Lontra. Mas a dupla do sudoeste ficou com o título. O terceiro lugar ficou com as meninas de Toledo, Amanda da Silveira e Julia Bergman, do Colégio Imaculado Coração de Maria.No masculino, a grande disputa pelo primeiro lugar foi entre Paranavaí, com o Colégio Paroquial Nossa Senhora do Carmo e o Colégio Estadual Alto da Glória, de Palmas. O trio dos meninos de Paranavaí ficaram com o título, tendo como terceiro lugar o Colégio Estadual Arnaldo Jasen, de São José dos Pinhais.

A fase final dos 61º Jogos Escolares do Paraná (JEPs) é realizada pela Secretaria do Estado da Educação, organizada pela Secretaria do Estado do Esporte e do Turismo, com a parceria dos Núcleos Regionais de Educação e Escritórios Regionais do Esporte, com o apoio da Prefeitura Municipal de Cianorte.

Texto e foto: AE-PR

Compartilhe: