Cianorte e Vidigal terão ações do Rotary Day nesse final de semana

O fim de semana será marcado por ações e serviços gratuitos ofertadas no Rotary Day, que comemorará os 113 anos de fundação do Rotary Internacional. Cianorte contará com dois eventos, um no sábado (24) promovido pelo Rotary Clube Furquim de Castro e outro no domingo (25) no Distrito de Vidigal organizado pelos Rotarys Clube Cianorte e Cinturão Verde.

O Rotary Day serve para mostrar à toda a comunidade a importância do trabalho voluntário e também como o ideal rotário pode contribuir para transformar o mundo. De forma geral, o Rotary Day ressalta o compromisso dos rotarianos com a comunidade, demonstrando um pouco do trabalho desenvolvido pelos clubes de serviço, além de promover a organização e inspirar as pessoas à ação voluntária, colocando em prática ideias inovadoras que envolvem toda a comunidade.

CIANORTE – As ações em Cianorte contará com uma programação especial organizada pelo Rotary Clube Furquim de Castro, neste sábado (24) das 9h às 14h, no salão paroquial do Santuário Eucarístico Diocesano com serviços gratuitos nas áreas de lazer, prevenção em saúde, assistência jurídica e outros. Algumas das ações serão realizadas em parceria com a Prefeitura que, por meio das secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e Esporte e Lazer, irá disponibilizar serviços de avaliação física, cadastro de medula óssea, testes rápidos para DSTs (HIV, sífilis e hepatites B e C), distribuição de mudas e plantas, além de orientações.

A iniciativa conta com o apoio da Associação de Senhoras de Rotarianos (ASR) – que estará com o projeto “Felicidade por um fio”, arrecadando doações de cabelo para a confecção de perucas para pacientes em tratamento de câncer – assim como do Rotaract e do Interact. A assistência jurídica será prestada por membros da OAB de Cianorte e os serviços odontológicos pelo Instituto Morena Rosa. Também haverá cortes de cabelo gratuitos, tanto para o público feminino quanto para o masculino, realizados pelo CENAIC.

Como explica a presidente do Rotary Club Cianorte Furquim de Castro, Patricia Longhini, o intuito do Rotary Day é o de aproximar a organização do público externo, demonstrando um pouco do trabalho feito pelo Rotary que, com o lema ‘Dar de si antes de pensar em si’, é o de prestar serviços voluntários à comunidade local e mundial, que melhorem a qualidade de vida, em prol da dignidade humana e da paz.

VIDIGAL – O distrito também receberá uma atenção especial com a ação do Rotary Day neste domingo (25), das 09 às 12 horas no salão ao lado da Igreja Nossa Senhora Aparecida em Vidigal. A ação será realizada através da parceria entre os Rotarys Clubes Cianorte e Cinturão Verde.

Na oportunidade também serão ofertados serviços gratuitos para a população com assessoria jurídica e orientações na área de saúde com os profissionais e ônibus do Instituto Morena Rosa e da equipe do SARTE. Também haverá brincadeiras e atividades orientadas pelos acadêmicos de Educação Física da Unipar e equipe do Núcleo Rotário de Desenvolvimento Comunitário (NRDC) do Beatriz Guimarães. O Grupo Giro Livre também fará uma pedalada no estilo MTB.

Segundo os presidentes do Rotary Clube Cianorte Milton Gurginski e do Rotary Clube Cianorte Cinturão Verde Luiz Zanzarini Neto, o Rotary Day em Vidigal deve reunir cerca de 800 pessoas, que poderão contar com ações e inspirações para promover mudanças positivas na comunidade de Cianorte e região.

ROTARY INTERNACIONAL – É difícil dizer exatamente quando surgiu o Rotary. Muitos usam a data de fundação do Rotary Club de Chicago – 23 de fevereiro de 1905 – como referência principal, porém seu embrião foi gerado em 1900.

Naquela época, havia em Chicago um advogado em início de carreira chamado Paul Percy Harris que crescera na pequena, pacata e acolhedora Wallingford, no estado de Vermont e que, morando na segunda maior cidade do continente, sentia falta do espírito de camaradagem de seus tempos de infância, juventude e universidade.

Mas, em uma noite do verão de 1900, Paul foi jantar na casa de um colega advogado no bairro de Rogers Park. Terminada a refeição, saíram para uma caminhada nas redondezas e Paul viu que seu anfitrião tinha conseguido fazer vários amigos no comércio local. Ali lhe surgiu a ideia de um clube que transformasse relacionamentos comerciais em amizades. Tal ideia ficou incubada na mente de Harris durante cinco anos, até que, na noite de 23 de fevereiro de 1905, ele e mais três amigos – Silvester Schieler, Gustavus Loehr e Hiram Shorey – fizeram a primeira reunião do que seria o primeiro Rotary Club.

Na gênese do Rotary, podemos já ver dois de seus elementos principais: o companheirismo e as relações profissionais. O terceiro elemento, o serviço à comunidade, surgiu em 1907, quando o Rotary Club de Chicago decidiu construir um banheiro público. Embora com certa pressão contra de algumas lojas e bares vizinhos, o projeto foi realizado, tornando-se o primeiro de milhares de outros.

A partir de então o Rotary Internacional cresceu e se tornou a maior organização social do mundo, sendo uma organização de líderes de negócios e profissionais, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões, através da Prova Quádrupla e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.

Atualmente, existem mais de 1.2 milhão de rotarianos associados a mais de 35 mil Rotary Clubs espalhados por 210 países ou regiões do mundo. A organização também conta com mais de 10 mil Rotaract Clubes e 22 mil Interact Clubs.

TEXTO: JULIANO SECOLO / IMAGEM ILUSTRATIVA

Compartilhe: