Cianorte começa projeto de capacitação de jovens

acic-curso01Um grupo de 136 jovens que frequentam escolas em Cianorte ganharam oportunidade de ouro na sua preparação para o mercado de trabalho. No final da fase de seleção eles puderam escolher entre diversos cursos de informática, a hora e o dia em que desejariam estudar durante os próximos três anos. Após a conclusão do curso escolhido, o jovem terá vaga assegurada no mercado de trabalho. Os cursos começam amanhã (8) pela manhã, na Associação Comercial e Industrial de Cianorte (ACIC).

O Projeto Paraná Capaz envolve a Federação das Associações Comerciais e Indústrias do Paraná (FACIAP) e suas coordenadorias regionais, a ACIC e o Centro de Desenvolvimento Intelectual (CDI). E é em parceria com as associações comerciais, num elo entre os alunos e a classe empresarial. As associações é que atestam a qualificação profissional dos jovens.

A coordenadora do projeto em duas coordenadorias da FACIAP, Rose Stersa (foto), informa que para os cursos em Cianorte foi montado laboratório de informática no piso superior da sede da ACIC com 12 máquinas. “Os jovens vão trabalhar com tecnologia de ponta e usando ferramentas adequadas para a sua formação”, acrescenta. “Vamos preparar cidadãos conscientes dos problemas sociais na sua cidade e no País. E a melhor maneira de fazer isto é através da educação e da sua preparação para o mercado de trabalho”.

Em Cianorte os cursos oferecidos são Informática Mix, Tecnologia Essencial (Windows 8.1), Informática Profissional, Design Gráfico, Web Design, Criação de Games, Assistente Administrativo, Gestão Financeira e Marketing Pleno. Os estudantes terão isenção de taxa de inscrição e de mensalidades ao longo de três anos.

O conhecimento vai chegar aos alunos através da mais moderna ferramenta pedagógica do mundo. “A Microsoft desenvolveu essa ferramenta, temos professores reconhecidos nacionalmente e estamos trabalhando com a segunda versão do Windows 8, a 8.1”, declarou o coordenador estadual do projeto, Marcelo Masso Quelho, quando esteve em Cianorte na segunda quinzena de fevereiro.

As duas coordenadorias regionais no Noroeste e Oeste abrange 41 municípios e o projeto já atende cerca de 1,5 mil estudantes. No Paraná este número chega a dez mil. Para o presidente da ACIC, Claudiney Rocco, esta parceria dará oportunidade para que jovens ocupem espaço carente no mercado de trabalho atualmente no que se refere a atividades relacionadas com informática.

Texto: Paulo Tertulino / Foto: Andye Iore

Compartilhe: