Cianorte começa a revisar o Plano Diretor

plano01

Cianorte começou a discutir com a população a revisão do Plano Diretor. A primeira de uma serie de reuniões e audiências aconteceu na manhã de hoje (25) na sede da Associação Comercial e Empresaria de Cianorte (ACIC).

Participaram políticos, empresários, agricultores, entidades, associações, entre outros. O professor do departamento de Arquitetura da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Nestor Razente (à esquerda na foto), falou sobre os procedimentos do Plano Diretor e em seguida respondeu perguntas do público. Como sobre zoneamento, tráfego de veículos, vazios urbanos, lixo, mobilidade, entre outros assuntos. “Cianorte já superou e muito a perspectiva que tinham par a cidade”, comentou Razente sobre o desenvolvimento local.

LEI – A prefeitura organiza o crescimento da cidade com o Plano Diretor. O prefeito Claudemir Bongiorno citou que é importante a participação da comunidade porque está se decidindo agora coisas sobre a cidade no futuro.

No final da reunião os interessados foram convidados a deixarem seus contatos para encontros futuros da Comissão de Acompanhamento da Revisão do Plano Diretor Municipal (CARPDM), que devem acontecer em horários diferentes para dar oportunidades da comunidade participar.

O QUE É? – O Plano Diretor é o mecanismo de gestão municipal que cuida do desenvolvimento urbano e político da cidade, abordando aspectos sociais, econômicos, entre outros, relacionados à função social da propriedade urbana. Há diretrizes em leis federais e estaduais. Entre eles que devem ser feitos em cidades com mais de 20 mil habitantes a cada dez anos.

Texto e foto: Andye Iore

Compartilhe: