Cianorte alcança 57% de imunização contra a gripe

vacina1

O Dia D de vacinação contra a gripe, realizado no último sábado (30), obteve resultado expressivo em Cianorte. Isto porque, por meio de um esquema especial de atendimento, – no qual todas as unidades de saúde, inclusive as dos distritos de São Lourenço e Vidigal, bem como a Sala de Vacina aplicaram as doses das 8h às 17h – a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu imunizar 3.600 pessoas. Ao todo, desde que a campanha teve início, em 25 de abril, pouco mais de 57% do grupo prioritário está imunizado.

“Estes números nos deixam otimistas com relação ao cumprimento da meta. Notamos que, neste ano, os cianortenses estão mais preocupados com a prevenção, procurando receber o quanto antes a vacina contra a gripe, doença com vários subtipos e que pode ter diversas complicações, levando à morte”, destacou o secretário de Saúde, Rogério Sossai.

A meta é de que até o dia 20 de maio, quando a campanha será encerrada em todo o Brasil, estejam vacinadas 80% das crianças de seis meses até menores de cinco anos; das gestantes; das puérperas (mulheres que tiveram filhos há até 45 dias); e das pessoas com mais de 60 anos. Os pacientes com comorbidades, a população carcerária, os índios e os trabalhadores da saúde não entram na meta, mas já estão imunizadas 2.311 pessoas nestas condições. A maior cobertura vacinal dos grupos prioritários corresponde às puérperas, com 68,2% de imunização; seguidas pelos idosos, com 61,6%; e das crianças, com 59,8%. Já as gestantes, representam a menor cobertura, com 44,4%.

“Conseguimos atingir um número significativo de pessoas, no entanto, ainda há muitas que devem receber a vacina, por isso, fazemos um apelo a todos os que fazem parte dos grupos prioritários para que procurem a Unidade Básica de Saúde de referência e sejam imunizados o quanto antes, evitando deixar para o último dia”, orientou o prefeito Bongiorno que acompanhou o atendimento do Dia D na Sala de Vacina, juntamente com o vice, Serginho; o presidente da Câmara Municipal, Dadá; e o vice-presidente, Valdomiro Gonçalves Pereira.

Texto e foto: Ascom Prefeitura de Cianorte

Compartilhe: