Centenas de pessoas participam das atividades do Rotary Day

Eventos realizados em Cianorte e no Distrito de Vidigal buscaram valorizar o serviço comunitário, um dos pilares do Rotary Clube

Em 23 de fevereiro de 1905 foi fundada o Rotary Internacional – organização de líderes de negócios e profissionais que prestam serviços humanitários – que hoje é a maior Organizações Não Governamentais (ONG) do mundo, tendo como um dos seus pilares o serviço comunitário. Desta forma, para celebrar os 113 anos de atividades do Rotary Internacional e apresentar para a comunidade trabalhos e ações desenvolvida pela entidade, foi realizada neste final de semana o Rotary Day, que contou com ações em Cianorte e no distrito de Vidigal.

Durante a realização do Rotary Day, no último final de semana, sendo no sábado (24) em Cianorte e no domingo (25) no distrito de Vidigal, centenas de pessoas foram atendidas de forma gratuita em ações desenvolvidas por companheiros rotários e parceiros do clube de serviços.

Em Cianorte, as ações aconteceram no Salão Paroquial do Santuário Eucarístico Diocesano Nossa Senhora de Fátima sendo organizado pelo Rotary Clube Furquim de Castro e diversos parceiros.

Durante o evento a Prefeitura Municipal de Cianorte, por exemplo, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente, Esporte e Lazer e de Saúde, disponibilizou a distribuição de mudas de árvores frutíferas e de orquídeas; a realização de avaliações físicas (juntamente com os acadêmicos do curso de Educação Física da Unipar); testes rápidos para DSTs (HIV, sífilis e hepatites B e C); cadastro de doadores de medula óssea; orientações sobre doenças como tuberculose, hanseníase e leishmaniose; além de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Outras ações foram realizadas por membros da OAB de Cianorte, que prestaram assistência jurídica nas áreas cível, trabalhista, criminal e previdenciária; pelo Instituto Morena Rosa, com serviços odontológicos na unidade móvel; e pelo CENAIC, com cortes de cabelo gratuitos, tanto para o público feminino quanto para o masculino. Além disso, o divertimento foi garantido, principalmente para as crianças, com atividades recreativas, dança, brinquedos infláveis, cama elástica e pintura facial.

O evento teve o apoio da Associação de Senhoras de Rotarianos (ASR), que esteve com o projeto “Felicidade por um fio”, arrecadando doações de cabelo para a confecção de perucas para pacientes em tratamento de câncer, assim como do Rotaract e do Interact. Quem também marcou presença e aproveitou a programação foram os alunos da Associação Assistencial e Promocional Rainha da Paz.

Para a presidente do Rotary Club Cianorte Furquim de Castro, Patricia Longhini, a iniciativa foi um sucesso. “O evento teve o jeito Rotary de ser: só alegria, companheirismo, amizade, serviço comunitário e muito amor envolvido. Agradecemos aos companheiros de família rotária, a todos os que tornaram a realização possível, aos que trabalharam com carinho, bem como a cada um que compareceu para prestigiar as ações”, destacou.

VIDIGAL – Já o domingo (25) foi marcado pelas atividades do Rotary Day no distrito de Vidigal. A ação realizada pelos Rotarys Clubes Cianorte e Cinturão Verde juntamente com vários parceiros foi realizada no salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida.

Durante toda a manhã foram realizadas várias atividades como teste de acuidade visual; verificação de pressão arterial; dicas de higiene bucal; cortes de cabelo; orientações jurídicas; gincana infantil com distribuição de brindes e pintura facial; distribuição de mudas de árvores; distribuição de pipocas; tenda da leitura e apresentação do Projeto Sempre Bela, que é voltado para pessoas que fazem tratamento de câncer.

“O evento foi um sucesso conseguimos levar ações e serviços importantes para a comunidade de Vidigal, como o corte de cabelo feito pelo companheiro Luiz e equipe do Salão Luiz, a Dra. Lidiane Calado e a protética Ana Julia Ribeiro que coordenaram as orientações odontológicas, os acadêmicos de Educação Física, a Katiely e equipe que realizaram os testes de acuidade visual, bem como a todos os companheiros e parceiros que contribuíram muito para o sucesso do Rotary Day”, destaca o presidente do Rotary Clube Cianorte Cinturão Verde Luiz Zanzarini.

“O principal lema do Rotary é ‘Dar de si antes de pensar em si’. E com o Rotary Day podemos não apenas mostrar isso para a população mas também servir como inspiração de ideias e ações que podem beneficiar toda a comunidade com o trabalho em favor do próximo.”, ressalta o presidente do Rotary Clube Cianorte Milton Gurginski.

Texto: Juliano Secolo com informações ASCOM PMC / Fotos: Divulgação Rotarys

Compartilhe: