Celepar consolida compromissos com a sustentabilidade


A Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná consolidou em 2018 o seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. As iniciativas são aglutinadas em um programa denominado Celepar por um mundo melhor. “A tecnologia é uma ponte, uma importante ferramenta que nos ajuda a construir a sociedade justa e igualitária almejada por todos”, destaca o presidente da empresa, Tiago Waterkemper.

No Governo do Estado, a Celepar criou o portal ODS & Arte (www.odsarte.pr.gov.br), com ênfase no uso da tecnologia como instrumento para promover os ODS sem fronteiras. Nele, são encontradas as 17 telas, com olhar individual dos 17 artistas paranaenses sobre o objetivo retratado, além de outras informações.

A Celepar desenvolveu também o Portal de Boas Práticas ODS (www.boaspraticasods.pr.gov.br). Toda a sociedade, primeiro, segundo e terceiro setores podem cadastrar suas boas práticas em prol dos ODS, criando um banco de boas ideias, voltado a construir um mundo melhor.

Além disso, a companhia finalizou o case de Business Intelligence – BI ODS – que possibilita ao gestor público planejar e tomar as decisões com base nos 17 objetivos e nas 169 metas, tendo como parâmetro os indicadores do Estado.

Estas iniciativas, informa Waterkemper, estão voltadas ao público externo, no sentido de auxiliar os agentes públicos e a sociedade no planejamento e execução das ações que contemplem a melhoria da qualidade de vida da população paranaense e a construção de um mundo melhor. Desde o final de 2015 a Celepar é signatária dos ODS.

LIXO ELETRÔNICO

A companhia reforçou o seu compromisso com a sustentabilidade por meio de programas como o do Lixo Eletrônico, em que foram coletados mais de 500 quilos de lixo, como teclados, mouses e impressoras e repassados à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Protetora do Meio Ambiente. A organização tem certificação internacional de responsabilidade e é formada por 13 catadores.

A Celepar disponibiliza pontos de coleta em sua sede e em outros três locais: Paraná Previdência, Palácio das Araucárias e Secretaria da Fazenda. A empresa planeja expandir o projeto e criar em 2019 o Lixo Zero, com mais postos de recolhimento em outras estruturas da administração pública.

SELO ODS 2018

Pelo terceiro ano consecutivo a Celepar recebeu o prêmio do Serviço Social da Indústria para alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Sesi ODS). A Celepar foi finalista na categoria Poder Público com dois trabalhos, o Projeto de Inclusão Social da Pessoa Idosa e o Programa Transporte Livre – Mobilidade Sustentável.

Com mais de 10 anos de história, o Programa Transporte Livre – Mobilidade Sustentável estimula o uso de meios de transporte sustentáveis aos empregados da Celepar, através de campanhas, discussões e eventos. A empresa promove diversas ações durante o ano, como o Dia de Bike ao Trabalho, em maio e o Dia Mundial Sem Carro, em setembro.

INCLUSÃO SOCIAL

Em 2018, a Celepar ministrou o Curso Básico de Smartphone para 110 turmas, abrangendo 30 cidades paranaenses. Aproximadamente três mil alunos participaram desta capacitação gratuita de nove horas/aula que está voltada à inclusão social e digital da pessoa idosa.

A partir de maio deste ano, a Celepar passou a atender com maior ênfase a população de Curitiba, por meio de parceria com as 10 regionais do município. Devido a grande procura pela capacitação, nas regionais Boqueirão, Boa Vista, e Fazendinha foram realizadas duas edições.

USINA FOTOVOLTAICA

A Celepar é a primeira empresa do Governo do Estado a implantar uma usina fotovoltaica, gerando energia limpa, segura e renovável. Em potência instalada, trata-se da segunda maior usina da cidade de Curitiba. A usina fotovoltaica conta com 192 painéis de 2m², com potência total instalada de 60,48 quilowatts-pico (kWp), que foram dispostos de forma a otimizar o aproveitamento do sol e evitar áreas sombreadas da edificação.

Em janeiro próximo iniciam as obras de ampliação da usina. A capacidade de geração será acrescida em mais 25%, passando para 75 (KWp) com a instalação de mais 48 painéis solares fotovoltaicos. A previsão é que os trabalhos estejam concluídos em março de 2019.

SOLUÇÕES DE INTELIGÊNCIA

Ao mesmo tempo em que consolidou o compromisso com os ODS, a Celepar não se descuidou do cumprimento da sua missão prioritária que é a de desenvolver soluções de inteligência voltadas à modernização da gestão pública e à melhoria contínua dos serviços que o Estado presta aos cidadãos paranaenses. O parque tecnológico da companhia passou por atualização que asseguraram a operação dos sistemas das secretarias e suas vinculadas com níveis adequados de confiabilidade e disponibilidade.

O Governo Digital, lançado oficialmente pela governadora Cida Borghetti, durante as comemorações de 54 anos de fundação da companhia, em novembro passado, teve a sua plataforma tecnológica consolidada e passou a integrar todos os serviços do Governo do Paraná com o portal de serviços do Governo Federal.

BUSINESS INTELLIGENCE

A Celepar finaliza 2018 com 688 cases de Business Intelligence (BI’s). Deste total, são 362 estudos de BI específicos para cada órgão ou política pública e 326 estudos de BI corporativos com visão específica de cada órgão. O maior número está na Segurança Pública, com 96 estudos. Outras áreas do Governo apresentam os seguintes resultados: Justiça, 52; Agricultura, 51; Saúde, 41; Casa Civil, 39; Educação, 33; Detran, 29; Infraestrutura e Logística, 24 e Meio Ambiente, 23.

MUNICÍPIOS

No período do Governo Cida Borghetti, a Celepar ampliou sua atuação em mais de 80 municípios paranaenses. Em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Paranacidade, a companhia participou da divulgação de seus produtos e serviços em 18 eventos nas associações regionais, com a presença de 212 prefeitos, representantes de 250 municípios e a participação de mais de 800 técnicos de prefeituras. O objetivo desta ação foi disponibilizar soluções de Business Intelligence (BI’s) para 100 prefeituras do Paraná.

GESTÃO FINANCEIRA

A política econômica adotada pela diretoria permitiu a redução significativa da inadimplência em 90% dos valores recebíveis. Em apenas oito meses de gestão, foi possível elevar o caixa da companhia dos R$ 16 milhões, números de abril passado, para um saldo ao final de dezembro superior a R$ 70 milhões, valores que serão herdados pelo próximo governo.

PRÊMIO SUCESU

As ações desenvolvidas pela companhia nos últimos oito meses foram reconhecidas pela Sociedade de Usuários de Tecnologia (Sucesu-PR), que no início do mês homenageou dois dirigentes da Celepar. O presidente Tiago Waterkemper recebeu o prêmio Personalidade de Informática e Telecomunicações do Paraná 2018 e o diretor de tecnologia da informação e comunicação, Danilo Scalet foi agraciado com o prêmio CIO Influente e Inovador do Segmento Público.

O Prêmio Personalidade de Informática e Telecomunicações do Paraná é destinado à personalidade de grande destaque e importância política ou econômica, que tenha tido destaque no Estado na área de TIC no ano da premiação. O prêmio Cio de “Sucesu” é dado a um CIO de uma empresa paranaense, que tenha tido especial destaque em suas atividades e que seja uma referência e considerado uma liderança entre os CIOs.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Compartilhe: