CEF já fez 70% do pagamento do FGTS em Cianorte

cefO movimento na agência central da Caixa Econômica Federal (CEF) em Cianorte aos poucos volta ao normal após a correria dos trabalhadores pelo saque do dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Hoje (14) foi o último dia que a CEF abriu duas horas mais cedo para atender quem buscava informação ou queria sacar o dinheiro das contas inativas do FGTS. “Já devemos ter feito 70% dos pagamentos para quem pode fazer o saque dentro do calendário, para os aniversariantes em janeiro e fevereiro”, informa o gerente da CEF em Cianorte, Sander Alex Faria.

O Paraná tem 379,4 mil trabalhadores nascidos entre janeiro e fevereiro que já podem fazer o saque do dinheiro. Isso soma um valor de R$ 492,8 milhões somente nessa escala dos aniversariantes dos dois primeiros meses do ano. Esse valor para os dois meses é de R$ 6,9 bilhões em todo o Brasil, beneficiando 4,8 milhões de trabalhadores. A CEF informa que não há levantamento por cidades porque é comum o trabalhador ter sido registrado num município e fazer o saque em outro.

Quem nasceu nos meses seguintes precisa seguir a ordem de liberação (veja abaixo) estabelecida pela CEF conforme o mês de aniversário. Mas, em todo caso, não há necessidade de uma corrida até a agência porque o dinheiro ficará disponível para todos até o dia 31 de julho.

Mesmo com um movimento menor que na semana passada a espera ainda foi grande ontem na agência central cianortense. Quem foi de manhã até o começo da tarde precisou ter paciência e esperou por quase uma hora para ser atendido.

BUG – Apesar da ampla divulgação e informações na midia, ainda há pessoas que vão até a agência mesmo não estando na escala do mês de aniversário. Isso porque há quem não tem internet. E também o site divulgado, em muitos casos, como um bug pela grande procura, não informa se há ou não dinheiro disponível para o trabalhador. Mesmo com dinheiro liberado na agência, a consulta no site aparece que não há valor algum. E esse foi um dos principais motivos que causou o grande movimento nas agências da CEF na semana passada.

O gerente Sander Alex informa que o maior volume do atendimento em Cianorte nos últimos dias foi de pessoas buscando regularizar a situação. Como contas cujas empresas não deram baixa na carteira de trabalho do funcionário, dados do Programa de Integração Social (PIS) que não conferem, entre outras situações que impedem o saque do dinheiro do FGTS.

BENEFÍCIO – Podem sacar o dinheiro os trabalhadores que pediram demissão ou foram demitidos por justa causa até 31 de dezembro de 2015. A CEF fez o atendimento em 1.181 agências no país, abrindo as agências por duas horas mais cedo nos dias 10, 13 e 14. Além de ter atendido também no sábado (11). O trabalhador deve levar documento pessoal e a carteira de trabalho.

CALENDÁRIO DE SAQUES
10 de março – nascidos em janeiro e fevereiro
10 de abril – março, abril e maio
12 de maio – junho, julho e agosto
16 de junho – setembro, outubro e novembro
14 de julho – dezembro

Texto e foto: Andye Iore / Folha de Cianorte

 

Compartilhe: