• folhadecianorte@gmail.com

Fale com a Folha

44 3018-2015


24 de novembro de 2017

8:49

Carteiras não retiradas serão destruídas em 90 dias

Publicado em 30 de novembro de 2015

carteirasAproximadamente 22 mil pessoas que solicitaram a carteira de identidade nos postos de atendimento do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) não retiram o documento. Esse número corresponde a 4% do total dos documentos produzidos. Em média, 2 mil pessoas comparecem diariamente aos postos do Instituto de Identificação para dar início à emissão da carteira de identidade, somando aproximadamente 50 mil processos ao mês e 600 mil ao ano.

Por conta desses documentos que ficam parados, o Instituto de Identificação dará um prazo de 90 dias para os cidadãos retirarem o documento solicitado. Após esse período, a carteira de identidade será encaminhada para destruição. A expectativa da direção do IIPR é que a nova medida entre em funcionamento no início de 2016.

“Vale lembrar que apenas o próprio requerente, ou seu procurador devidamente constituído, pode retirar a carteira no posto de atendimento com apresentação do protocolo. Caso haja extravio do protocolo, o requerente deve apresentar um documento oficial com foto”, explica o diretor do Instituto de Identificação, Alcimar de Almeida Garrett.

Após expiração do prazo, se o requerente não retirar o documento no posto, ele será redirecionado à central do Instituto de Identificação em Curitiba e, depois de catalogado, será destruída por medida de segurança.

A medida também valerá para as 22 mil carteiras de identidade não retiradas até agora. O prazo de 90 para que sejam destruídas será contado a partir de 1º de janeiro.

O diretor do IIPR lembra a importância de ter o documento em mãos. “O documento de identidade é a prova da sua cidadania. Além de ser um documento indispensável para emissão de passaporte, ele serve também para acesso a países que compõe o Mercosul, como Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai”, afirma o diretor.

A Polícia Civil recomenda que quem não lembra em qual posto de atendimento precisa retirar sua carteira entre em contato com o Instituto de Identificação por meio do site www.institutodeidentificacao.pr.gov.br, clicando em “Carteiras de Identidade”, no canto superior direito, ou pelo telefone (41) 3200-5001.

Texto e imagem: PC-PR

"Conteúdo protegido por direitos autorais. Cite crédito ao usar textos e fotos da Folha de Cianorte"

About the author /


adminfolha

Jornal Folha Regional de Cianorte

Endereço: Av. Brasil, 1167, Cianorte - PR.

Telefone: (44) 3018-2015

Email: folhadecianorte@gmail.com

Diretor proprietário

Luiz Antônio Barbosa

Editor de conteúdo

Andye Iore.

Desenvolvido por Web 7 - Soluções digitais