• folhadecianorte@gmail.com

Fale com a Folha

44 3018-2015


21 de setembro de 2017

9:04

Carreta sobre Saúde não atende por falta de documentação

Publicado em 28 de agosto de 2017

carreta

 A prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público esclarecer que, ao passar pela fiscalização de rotina, assim como todo e qualquer estabelecimento ou serviço móvel instalado na cidade, a carreta do Hospital do Câncer de Barretos, oriunda da unidade de Nova Andradina (MS), não apresentou a documentação exigida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o funcionamento, como a licença sanitária vigente, RT dos profissionais médico e enfermeiro habilitados para coleta e laudo, levantamento radiométrico da sala de mamografia, laudo de limpeza e higienização, teste e controle da qualidade de imagem, comprovante de manutenção preventiva anual dos equipamentos, entre outros.

Como se tratam de exames com alto risco de radiação, exigências higiênico-sanitárias e outros cuidados, a prefeitura entende que a comprovação das devidas condições é essencial para garantir a integridade das mulheres que desejarem se submeter aos serviços. Além disso, a unidade não solicitou e não providenciou, junto aos órgãos municipais competentes, o alvará de funcionamento e a licença de trânsito. O único documento recebido pela prefeitura, até o final do expediente de hoje (28), foi a Licença Sanitária N. 14.435/16 com validade vencida em 31 de dezembro de 2016.

Sendo assim, a prefeitura de Cianorte ressalta que preza pela saúde da população e apoia as mais diversas campanhas em saúde, além de realizar ações próprias em benefício de públicos específicos, inclusive do feminino. O município não possui demanda reprimida para os exames de preventivo de câncer de colo de útero nas Unidades Básicas de Saúde e nem para as mamografias, que são realizadas pela rede conveniada (Santa Casa e Instituto Mafra) prontamente, sem fila de espera. Dessa forma, a administração municipal orientou os responsáveis pela unidade móvel e se coloca a disposição para que, assim que apresentada a documentação, o funcionamento seja devidamente realizado no município.

Texto e foto ASC PMC

"Conteúdo protegido por direitos autorais. Cite crédito ao usar textos e fotos da Folha de Cianorte"

About the author /


Jornalista formado em 2002 pelas Faculdades Maringá, com especialização em Comunicação e Educação. Já foi correspondente regional da Gazeta do Povo, trabalhou no O Diário (de Maringá), rádio CBN Maringá, coordena o projeto cultural Zombilly, entre outros.

Jornal Folha Regional de Cianorte

Endereço: Av. Brasil, 1167, Cianorte - PR.

Telefone: (44) 3018-2015

Email: folhadecianorte@gmail.com

Diretor proprietário

Luiz Antônio Barbosa

Editor de conteúdo

Andye Iore.

Desenvolvido por Web 7 - Soluções digitais