• folhadecianorte@gmail.com

Fale com a Folha

44 3018-2015


17 de outubro de 2017

2:38

Caravana Literária movimenta o interior do Paraná

Publicado em 29 de setembro de 2017

logo-cultura

A diversidade de autores e público marcou a segunda edição do projeto Caravana Literária. Entre 24 de agosto e 22 de setembro, 15 escritores percorreram 30 municípios do interior do Paraná e da Região Metropolitana de Curitiba, discutindo suas obras e temas ligados ao universo literário. A iniciativa faz parte da programação do Mês da Literatura, projeto da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) que promoveu — de 24 de agosto a 29 de setembro — atividades de incentivo à leitura com entrada gratuita em várias regiões do Estado.

“A grande maioria dos autores e municípios deram retorno positivo do projeto. Por isso queremos que a Caravana continue crescendo, com mais escritores e mais bibliotecas participando no ano que vem, sempre com o intuito de melhorar ainda mais a dinâmica do projeto”, avalia Rogério Pereira, diretor da Biblioteca Pública do Paraná, instituição responsável pela curadoria do evento.

Em 2016, 11 autores estiveram em 22 cidades. Neste ano, 15 escritores visitaram 30 bibliotecas. “Os pequenos e médios municípios do Estado são carentes de atividades culturais e, por esse motivo, a descentralização das ações da SEEC é importante”, diz o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani.

A variedade de estilos dos convidados foi uma das marcas do projeto neste ano, com poetas, romancistas, cronistas, autores infantojuvenis e autores de fantasia. O público também foi bem diversificado, de jovens estudantes a leitores mais experientes.

As instituições selecionadas para receber os escritores abrangem as mais variadas regiões do Estado — dos Campos Gerais ao Sudoeste paranaense — e são referências entre as quase 500 bibliotecas cadastradas no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Paraná, coordenado e administrado pela BPP.

Texto: AE PR

"Conteúdo protegido por direitos autorais. Cite crédito ao usar textos e fotos da Folha de Cianorte"

About the author /


Jornalista formado em 2002 pelas Faculdades Maringá, com especialização em Comunicação e Educação. Já foi correspondente regional da Gazeta do Povo, trabalhou no O Diário (de Maringá), rádio CBN Maringá, coordena o projeto cultural Zombilly, entre outros.

Jornal Folha Regional de Cianorte

Endereço: Av. Brasil, 1167, Cianorte - PR.

Telefone: (44) 3018-2015

Email: folhadecianorte@gmail.com

Diretor proprietário

Luiz Antônio Barbosa

Editor de conteúdo

Andye Iore.

Desenvolvido por Web 7 - Soluções digitais