Capacitações preparam a Rede Municipal de Educação para o ano letivo

 

Esta semana começou a todo vapor para os servidores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Cianorte. Isto porque, para garantir a qualidade dos serviços prestados aos mais de 7.500 alunos matriculados nas escolas e CMEIs para este ano letivo, a Prefeitura promoveu uma série de capacitações aos profissionais envolvidos diretamente com o atendimento das crianças.

Logo pela manhã de segunda-feira (03), no auditório do Paço Municipal, a Divisão de Alimentação Escolar providenciou uma reunião com os responsáveis pela merenda. O encontro foi dividido em duas partes, sendo a primeira uma palestra sobre “A doce ilusão do açúcar”, ministrada pela nutricionista Elimary Francelino; e a segunda sobre “Boas práticas de manipulação dos alimentos”, com a nutricionista Fabiana Garcia.

“Relatamos os diversos problemas ocasionados pelo excessivo consumo de açúcar e propusemos uma meta: reduzir a adição, não só no trabalho, mas também na vida particular, de 10 a 15%, até julho de 2020. Além disso, foram tratados assuntos com relação à higienização e organização ambiental, pessoal, de utensílios, dos equipamentos e dos alimentos, bem como o correto armazenamento, produção e controle”, sintetizou a chefe da divisão, Regina Fonseca.

Durante a tarde, no auditório da ACIC, a Divisão de Educação Infantil realizou uma capacitação voltada aos atendentes de apoio à Rede Municipal de Ensino, com o tema “Educar e cuidar de crianças: ética e respeito”, ministrada pela pedagoga e mestre em Educação, professora Gilmara Belmiro da Silva, que enfatizou a importância dos servidores e da construção de um vínculo entre quem cuida e quem é cuidado. “É preciso, antes de tudo, estar comprometido com o outro, com sua singularidade e ser solidário com suas necessidades”, afirmou.

Em ambos os períodos, no salão social do Cianorte Clube, professores e educadores também estiveram em formação específica. Já na tarde de terça-feira (04), no auditório do Paço Municipal, foi a vez de reunir os motoristas do Transporte Escolar para a explanação do plano de trabalho, apresentação de novas linhas, distribuição, entre outros assuntos.

O prefeito Bongiorno, juntamente com a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa, e acompanhado por chefes de divisões, compareceu a cada uma das ocasiões, dando boas-vindas aos profissionais e fazendo votos de êxito. “Cada um, na sua área de atuação, é essencial para propiciarmos um ambiente afetivo, seguro e estimulador ao desenvolvimento de nossas crianças. Somos imensamente gratos pelos seus trabalhos e desejamos um ótimo ano letivo a todos”, destacou.

A volta às aulas, nos 13 CMEIs, onde são atendidas mais de duas mil crianças em período integral, ocorreu nesta terça-feira (04). Já nas 15 escolas, que somam mais de cinco mil alunos, o retorno acontece nesta quarta-feira (05).

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: