Campanha de prevenção ao suicídio começa em Cianorte


Exercícios físicos, panfletagem e apresentações musicais marcaram o início da Setembro Amarelo, no último sábado (1º)

A campanha Setembro Amarelo, de conscientização e prevenção ao suicídio, começou em Cianorte, no último sábado (1º), com uma agenda variada. Houve atividade física, em frente ao Paço Municipal Wilson Ferreira Varella, ações de divulgação, no centro da cidade, e apresentações musicais, na Praça Antonio Moraes de Barros. Participaram colaboradores e pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial adulto e infantil (Caps 1 e i), servidores da Secretaria de Saúde e alunos do curso de técnico em enfermagem do Colégio Estadual Cianorte.

“Foi uma oportunidade importante para introduzirmos a temática nas pautas de discussões dos cianortenses”, pontuou a chefe de Divisão de Saúde Mental, Thaíse Dantas, que completou afirmando que “tocar no assunto, levando informações de qualidade, é o primeiro passo para ampliar o combate à prática”. As ações ainda contaram com a presença da representante do Núcleo Regional de Educação, Clarisse Bongiorno, e com um grupo de adolescentes que alertou a respeito da homofobia, que é um dos fatores de risco para o suicídio.

A Setembro Amarelo segue durante todo o mês no município com uma agenda repleta de atividades. Nesta semana, haverá roda de conversa sobre saúde mental no campus de Cianorte da Universidade Estadual de Maringá (UEM), às 18h; intervenção cultural e ‘Posso te ouvir?’, no Supermercado Cidade Canção (Praça Francisco Kanô), às 18h30; e a participação de profissionais e usuários dos Caps no desfile cívico-militar, com mobilização e conscientização em favor da valorização da vida, às 9h, em frente ao Paço Municipal.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Cianorte

Compartilhe: