Caminhada Internacional na Natureza reúne 1,3 mil pessoas

caminhada

Em busca de muita aventura e de agradáveis momentos de lazer no ambiente rural, com direito a apreciação de inúmeras belezas naturais, cerca de 1.300 pessoas de Cianorte e de municípios de todo o Paraná, deixaram suas casas, na manhã do último domingo (1º), para participar da primeira edição da Caminhada Internacional na Natureza que, batizada de Rota da Pedreira, aconteceu em Vidigal. O número de participantes, associado à infraestrutura disponibilizada,garantiu ao evento o título de maior deste estilo na região, posicionando-o, ainda, como um dos mais grandiosos do estado.

Credenciado pela Confederação Brasileira de Esportes Populares, Caminhadas na Natureza e Inclusão Social, a ANDA Brasil, o evento foi organizado através da parceria firmada entre a Prefeitura, Emater, Aflotur, produtores rurais, agricultores familiares e artesãos e contou com o apoio do Ciclopasseio Coruja, Tiro de Guerra, Clube de Fotografias, Unipar e SEAB. “Trata-se de uma ocasião muito importante, já que garantiu ampla visibilidade ao município. Tenho certeza, que frente ao sucesso desta edição, para a próxima podemos esperar um público ainda maior”, salientou o gerente regional do Emater, Roberto Corredato.

“A realização desta expedição é motivo de muito orgulho para toda a administração municipal, que se emprenhou muito na sua execução. Nesta manhã, em que os visitantes e os munícipes puderam conhecer um pouco melhor o nosso belíssimo distrito, foi demonstrada toda a nossa capacidade turística e suas possibilidades de exploração”, pontuou o prefeito Bongiorno, acompanhado do vice, Beto Nabhan. “Nosso objetivo é realizar cada vez mais ações de incentivo ao turismo já que, além de proporcionar bons momentos, é capaz de fomentar a economia da nossa cidade”, completou o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Wanderley Fernandes.

O evento teve início logo pela manhã, na quadra coberta do distrito, com o credenciamento e, para aqueles que optaram, foi oferecido um delicioso café da manhã tradicional do sítio servido pelos voluntários da Comunidade Bethânia. Em seguida, os participantes tiveram uma sessão de alongamento e adentraram à trilha que, nos seus 10,3 km de extensão, contou com placas de indicação e orientações prestadas pela equipe organizadora. Durante o trajeto os visitantes passaram por diversos atrativos naturais e históricos, entre eles cachoeiras, a Capelinha de Nossa Senhora das Dores e a Pedreira desativada.

Cada caminhante realizou o percurso de acordo com a suas aptidões físicas, aproveitando para recuperar as energias nos quatro pontos de hidratação distribuídos pelo caminho,que disponibilizaram água, o típico carimbo da Caminhada e cuidados com a saúde, quando necessários. “Acredito que todos conseguiram aproveitar, desde as crianças até os idosos. Para as famílias e os grupos de amigos, foi um momento singular para compartilhar alegrias em meio a um ambiente agradável”, relatou a coordenadora municipal de Turismo, Angela Carvalho.

Ao retornar, aqueles que optaram, ainda puderam almoçar no local. A refeição, também típica do ambiente rural, foi servida pela Associação Assistencial e Promocional Rainha da Paz. Os artesãos e produtores da agroindústria também estiveram no local,expondo e comercializando os seus produtos. Todo o lucro arrecadado pelas entidades e associações foram revertidos integralmente a eles.

Texto : ASC PMC / Foto: Anderson Theodoro

Compartilhe: