Câmara pede apoio para associação de universitários

estudantesAlém de passar no vestibular, alguns jovens cianortenses precisam se preocupar com o transporte universitário, já que muitos ainda se deslocam a outros municípios para estudar.

Um requerimento aprovado na última sessão da Câmara de Vereadores de Cianorte leva isso em consideração e pede que o Executivo Municipal destine R$ 50 mil neste ano à Associação Cianortense de Estudantes Universitários (Aceu). A iniciativa é do presidente da Casa de Leis, vereador Carlos “Dadá”, aprovada por todos os parlamentares. “A associação já existe há 30 anos e em cada momento teve de encontrar alternativas para se sustentar. Hoje a fase é difícil, porque todas as despesas representam muito para a quantidade de associados”, explicou a presidente da associação Jade Duarte, que é acadêmica de Direito.

A principal motivação para a proposta foi o contato com estudantes da associação, que é declarada de utilidade pública desde 1986. Se colocada em prática, a proposta vai garantir a permanência de vários alunos – principalmente da UEM – na educação superior, já que, com o aumento substancial das despesas, a associação passa por crise, elevando muito a mensalidade dos associados.

Além dos estudantes, que organizaram também um abaixo-assinado sobre o assunto, os pais veem no aporte a solução para o problema. “Creio que o município só tem a ganhar com isso, porque esses estudantes são os futuros profissionais da nossa cidade” comentou Marco Antônio Fernandes, pai da estudante de Administração Tamara Fernandes, que comentou: “com a alta dos preços, muitos até desistem do sonho e encontram outras alternativas por aqui”.

O autor do projeto, presidente Dadá, afirmou que passa pela responsabilidade do Poder Público contemplar esses estudantes. “Me sinto honrado por representar esse anseio de alunos e pais e, com o apoio dos demais parlamentares, defenderei a efetivação dessa proposta. Afinal, não se deve negar apoio a quem busca por uma formação”, disse.

Texto e foto: Cleber Gonçalves / Ascom CV

Compartilhe: