Brasil estreia com vitória no Mundial de Handebol Universitário

A Seleção Brasileira Universitária começou muito bem a 24ª edição do Campeonato Mundial de Handebol Universitário, que acontece na cidade de Rijeka, na Croácia. Nesta segunda-feira (30), a equipe canarinho bateu a República Tcheca por 29 a 28, em partida válida pelo grupo A, iniciando a competição com resultado positivo.

De outro lado, as anfitriãs sofreram um revés na estreia diante das japonesas, sendo superadas por 31 a 17. Pelo grupo B, Espanha encontrou com Uruguai, ganhando o jogo com tranquilidade por 37 a 08, enquanto Romênia venceu a Polônia com vantagem de uma bola, 28 a 27. República da Coreia folgou na rodada de abertura.

O próximo compromisso das brasileiras será quarta-feira (1º), a partir das 18 horas, contra as donas da casa. E a última partida da fase classificatória está marcada para sexta-feira (03), às 12 horas, contra o selecionado do Japão. E no sábado (05) começa a fase mata-mata para definir as semifinalistas da competição.

A equipe é liderada pelo técnico cascavelense Neudi Antônio Zenatti, que conta ainda na comissão técnica com outros dois paranaenses, o supervisor técnico Lissandro Moisés Dorst e a fisioterapeuta Isabela Zunta Mertz. Além deles, cinco atletas que atuam no Paraná vestem a camisa verde e amarela no Mundial, sendo Mirelli da Rocha Gomes, Francinete Carneiro, Thais Adrielle Fermo, Dayane Ellen Alves Sirino e Isabela Rodrigues Ferrarin, todas jogam na equipe FAG/Cascavel.

E ainda defendem o Brasil no torneio as jogadoras Rafaella Rodrigues Rocha Silva, Evelyn Simões Capatti, Vaniele Abreu da Silva, Pâmela Rodrigues Meira, Talita Alves Carneiro, Nadyne Keller Morcineck, Tauani Martins Schneider, Camila Vitória Moraes Gominho Maia e Nicole Luz Damascena.

Na competição masculina o país não está representado, mas 10 times concorrem ao título mundial, distribuídos em dois grupos, tendo no A Lituânia, Croácia, Egito, Portugal e República Checa, e no B República da Coreia, Romênia, Japão, Polônia e Taipei Chinês.

SOBRE O MUNDIAL

O handebol faz parte do calendário do Campeonato Mundial Universitário desde 1963, tendo neste período 57 países que participaram do evento desde o seu início, mas o título de campeão universitário mundial foi limitado a apenas cinco deles até agora – Espanha, Romênia, Brasil, República Tcheca e Portugal.

Além do título, os atletas também disputam prêmios individuais como melhor marcador (a), melhor goleiro (a), jogador mais valioso (a) e fair play.

Os campeões do último Mundial são a Espanha e a Romênia, no feminino e masculino, respectivamente.

Fonte: Jaqueline Galvão – Assessoria de Comunicação da Liga de Handebol Paranaense

Compartilhe: