• folhadecianorte@gmail.com

Fale com a Folha

44 3018-2015


27 de maio de 2017

2:13

Baragatti, a história viva do rádio em Cianorte

Publicado em 8 de março de 2017

baragatti03Quem mora em Cianorte e região tem o privilégio de conhecer e ouvir um pouco da história do radio brasileiro. Isso porque o radialista Wilson Baragatti (foto ao lado), 69 anos, mora em Cianorte e ainda trabalha em duas emissoras: na Porta Voz (780 AM) entre segunda e sexta-feira das 7h às 8h30, e na rádio Panorama (94,9 FM), em Moreira Sales, aos sábados das 5h às 9h45.

Curiosamente, ele saiu de Cianorte em 1964 para estudar em São Paulo e acabou ficando famoso no mundo do rádio, convivendo e apresentando artistas nacionalmente, como Roberto Carlos, Benito di Paula, Sérgio Reis, entre tantos outros. “Eu não gosto de sertanejo universitário, não leva a lugar nenhum!”, afirma enfático ao comparar a música de sucesso hoje com a de décadas passadas. Quando ele era procurado por cantores e bandas para que ajudasse a alavancar a carreira dos artistas em seu programa “Relógio musical”.

CIGANO – Baragatti chegou em São Tomé (a aproximadamente 20km de Cianorte) em 1955 para trabalhar na lavoura de café com a família que comprou um sítio. Eles saíram de Cambira onde o adolescente havia trabalhado como locutor num sistema de alto falante. Dois anos depois implantou o próprio sistema em cima de uma sorveteria. Era um gerador com duas cornetas presas num poste. Baragatti tocava músicas, passava informações e anunciava a hora certa. Sempre autodidata e passando com facilidade pelos testes quando chegava numa rádio nova.

Em 1964 ele mudou para São Paulo para terminar os estudos. Não conseguiu ficar longe do microfone. Pesquisou, fez testes e passou pelas rádios Progresso, Santo Amaro, Rádio Mulher, entre outras. De meados da década de 1960 até o começo da de 1970 fez muito sucesso, convivendo com nomes importantes da comunicação brasileira como Chacrinha (foto abaixo), Carlos Aguiar, Zé Bettio, Lombardi, Barros de Alencar, entre outros.

Acabou virando referência no rádio paulista, tanto para a concorrência, quanto para artistas que queriam estar no programa de grande audiência. De meados da década de 1970 até a de 2000 passou por várias rádios do interior paulista, alternando entre locutor, direção de rádio e produção artística. Tendo uma passagem de volta ao Paraná pela rádio Inconfidência, em 1981. E também trabalhou por 14 anos como agente do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad).

Em 2008 voltou para Umuarama na rádio Inconfidência e permaneceu no Paraná desde então.  Confira a página de Wilson Baragatti no Facebook . baragatti01

Texto: Andye iore / Folha de Cianorte
Foto Wilson Baragatti: Andye Iore / Folha de Cianorte
Foto com Chacrinha: Arquivo pessoal

"Conteúdo protegido por direitos autorais. Cite crédito ao usar textos e fotos da Folha de Cianorte"

About the author /


Jornalista formado em 2002 pelas Faculdades Maringá, com especialização em Comunicação e Educação. Já foi correspondente regional da Gazeta do Povo, trabalhou no O Diário (de Maringá), rádio CBN Maringá, coordena o projeto cultural Zombilly, entre outros.

Jornal Folha Regional de Cianorte

Endereço: Av. Brasil, 1167, Cianorte - PR.

Telefone: (44) 3018-2015

Email: folhadecianorte@gmail.com

Diretor proprietário

Luiz Antônio Barbosa

Editor de conteúdo

Andye Iore.

Desenvolvido por Web 7 - Soluções digitais