Banco do Empreendedor de Cianorte ganha prêmio Microcrédito 2017

premio-banco2A Capital do Vestuário é, mais uma vez, referência quando o assunto é a vocação de sua gente. Isto porque, o Banco do Empreendedor de Cianorte, por meio de sua agente de crédito, Sandra Costa, recebeu, na última quarta-feira (1º), o troféu de 1º lugar no Prêmio Fomento Paraná e Sebrae-PR de Microcrédito 2017, na categoria Produção. A premiação foi realizada pelas duas entidades, em Faxinal do Céu (Pinhão), e marcou o encerramento do Encontro Estadual de Agentes de Crédito e Desenvolvimento.

Para Sandra, o reconhecimento é resultado do trabalho em conjunto e feito com dedicação. “Este prêmio também é mérito da Prefeitura que, através da Secretaria de Indústria e Comércio, é mantenedora do Banco do Empreendedor em Cianorte; do apoio da ACIC; e dos empreendedores que confiaram em nossa atividade. Saber que a gente está plantando uma sementinha e que o empresário vai crescer é nossa maior satisfação. Por isso, acredito que o segredo do êxito é o amor no que se faz”, contou.

No total, o Paraná possui 243 agentes credenciados, que respondem por 202 postos de atendimento em todas as regiões do estado. Além da categoria Produção, houve premiação, até o terceiro lugar, nos quesitos Qualidade, Desenvolvimento Local, Agente Revelação e Táxi, cujos primeiros colocados foram os agentes de crédito representantes dos municípios de Arapongas, Prudentópolis, Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu, respectivamente.

A classificação ocorreu de acordo com a atuação do agente como um todo e critérios que comparam municípios semelhantes em tamanho e população, taxa de empreendedorismo, índice de desenvolvimento, além de uma linha de corte pelo índice de inadimplência da carteira de crédito de cada agente. “Assim, o prêmio é uma forma de reconhecer e divulgar as boas práticas que estão sendo realizadas por todo o estado, que servem de exemplo e incentivo aos demais agentes”, destacou o gerente de Ambiente de Negócios do Sebrae, Cesar Risseti.

Já o gerente de Mercado da Fomento Paraná, Richer de Matos, afirmou que o grande premiado, na verdade, é o empreendedor que o agente atendeu. “É aquele que vai poder ter sua vida transformada, seu negócio melhorado e promover a expansão da sua atividade econômica”, disse, salientando que, em 2017, de janeiro a setembro, em todo o estado, foram contratadas 3.626 operações em uma soma de R$ 41,2 milhões.

“Desse total, Cianorte é responsável pela concessão de aproximadamente R$ 2 milhões em financiamentos aos micro e pequenos empreendedores, beneficiando 203 projetos que, idealizados pelos mais diversos tipos de profissionais e estabelecimentos comerciais, resultaram na aquisição de matéria-prima, estruturação ou compra de materiais e equipamentos”, pontuou o secretário de Indústria e Comércio, Wanderley Fernandes. Para o prefeito Bongiorno, o desempenho demonstra que, apesar da crise nacional, os cianortenses estão aproveitando as oportunidades e superando as dificuldades.

“O crédito a juros baixos torna possível a manutenção, ampliação ou diversificação de negócios, com parcelas que cabem no orçamento. Por isso, a administração municipal empenha esforços para o funcionamento da Fomento Paraná em Cianorte”, apontou Bongiorno, que também parabenizou a todos os envolvidos com a obtenção do prêmio, lembrando que o Banco do Empreendedor foi reativado no município, em 2013, graças à Prefeitura, que passou a subsidiar a estrutura física e o quadro funcional. A unidade está instalada na Avenida Brasil, nº 510, junto à Agência do Trabalhador. (Texto e foto: ASCOM PMC)

premio-banco

Compartilhe: