Bancários da região de Cianorte entram em greve

banco-greve02Bancários de Maringá e região (incluindo Cianorte) cruzam os braços a partir da próxima quinta-feira (8). A greve por tempo indeterminado foi decidida em assembleia da categoria na última sexta-feira (2), seguindo movimento nacional. Em algumas regiões do país, a paralisação começa amanhã.

Os bancários reivindicam, entre outras coisas, 5% ganho real mais a inflação dos últimos 12 meses, que chega em 9,8%. Mas, de acordo com o presidente do Sindicato da categoria, Vilmar Alves Feitosa, os mesmos bancos que cobram absurdos 470% ao ano nos juros dos cartões de crédito e quase 300% no cheque especial, não têm a coragem de pagar esses 5% de ganho real aos seus funcionários.

TAXA – “Para termos uma ideia desses números, os juros para quem usa o dinheiro emprestado dos bancos via cartões de crédito, chegam a quase 40% ao mês ou 1,28% ao dia. Ou seja, esses 5% ao ano de ganho real reivindicados pelos bancários nem chegam ao que os bancos cobram de seus correntistas em quatro dias”, explica.

O Sindicato pede a compreensão de toda a população. A proposta dos bancários foi entregue aos bancos há quase um mês, e até agora a única proposta feita pelos patrões foram os absurdos 6,5%, ou seja, sequer cobrindo a inflação do período.

Texto: Ascom Sindicato / Foto: Andye Iore/Arquivo

Compartilhe: